ftfgvhj

328 palavras 2 páginas
Google fortalece criptografia para evitar espionagem
O Google, que já foi acusado de cooperar com o monitoramento norte-americano, também está entre as empresas espionadas pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, segundo reportagens exibidas nesse domingo pelo ‘Fantástico’, da TV Globo. Em respostas, as recentes acusações, a companhia decidiu fortalecer seus códigos de encriptação para dificultar a bisbilhotagem.
Reportagem do jornal americano The Washington Post relata que a companhia acelerou o programa de defesa de suas informações de serem espalhadas pelo mundo para preservar sua reputação e transmitir confiança aos usuários. Apesar disso, a empresa reconhece que os esforços podem não ser suficientes para blindar o conteúdo da espionagem de órgãos governamentais.
A indústria de tecnologia reagiu com a preocupação a notícia de que a maior parte dos esquadrões de criptografia como SSL e HTTPS pode ser quebrada pela agencia Nacional de Segurança. Segundos artigos, produzidos e decididos em parceria pelo New York Times e The Guardian, as técnicas desenvolvidas a mais de uma década conseguem burlar as proteções com a ajuda de servidores que interceptam mensagens antes de codificação.
Em resposta a denúncia, o diretor de Inteligência Nacional dos EUA, James Cooper, justificou a vigilância argumentando que terroristas e cibercriminosos tenham utilizando a codificações para ‘’ Proteger seus segredos”, assim como fazem muitas empresas. “ Nossos serviços de inteligência não estariam fazendo seu trabalho se não resistissem a isso”, acrescentou, ao enfatizar que o monitoramento é feito sob temas de segurança nacional.
Segundo a agencia Efe, os últimos documentos vazados por Edward Snowden ao NYT revelam que o governos dos EUA teriam persudiado empresas a colaborar , roubando chaves de encriptação e alternado software e hardware para ter acesso as comunicações privadas da internet e fora dos Estados Unidos, como no caso a Petrobras.

Relacionados