teologo

Páginas: 11 (2707 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
HISTÓRIA DA IGREJA ADVENTISTA
HISTÓRIA NO MUNDO
voltar
LEIA TAMBÉM
História na América do Sul
As raízes históricas da Igreja Adventista do Sétimo Dia se originam na Bíblia, a Palavra de Deus, percorrendo a vida de patriarcas, profetas e reis que foram representantes de Deus durante os períodos do Antigo e Novo Testamento.
O relato bíblico mostra que, “vindo a plenitude do tempo, Deusenviou Seu Filho ao mundo” (Gálatas 4:4) para trazer luz e a esperança de vida eterna. Com o propósito de revelar a glória de Deus, Jesus, veio fundar o cristianismo que durante sua história enfrentou inúmeras provas e desafios: A Igreja Cristã foi perseguida, muitos cristãos foram martirizados e a Verdade da Palavra de Deus foi mudada. Os Adventistas do Sétimo Dia creem que foram chamados por Deuspara resgatar e levar ao mundo o conhecimento pleno da Verdade revelada na Palavra de Deus.
Guilherme Miller
Sua origem histórica está ligada a uma série de fenômenos relacionados ao cumprimento de profecias bíblicas que apontam para o desfecho da história da humanidade. No final do século 18, e início do século 19, diversos estudiosos cristãos passaram a estudar diversos fenômenos naturais epolítico-sociais, tais como:
O grande terremoto de Lisboa em 01 de novembro de 1755;
 O escurecimento do sol e da lua observado na parte leste do continente americano em 19 de maio de 1780, o qual ficou conhecido entre os americanos como o Dark Day “Dia Escuro”;
A Revolução Francesa, e a intervenção napoleônica no pontificado de Pio VI, pelo General Berthier em 10 de fevereiro de 1798 (Maxwell, 1951,p.66);
A chuva de meteoros observada no hemisfério ocidental em 15 de novembro de 1833.
Dentre os pioneiros adventistas destaca-se a liderança de Tiago White que nasceu no dia 04 de agosto de 1821, em Palmyra, Maine, EUA. Seu notável talento como organizador, administrador e editor fez dele o pioneiro de muitas das instituições adventistas. Seis anos mais tarde, em 26 de novembro de 1827,nasceu Ellen Gould Harmon, na cidade de Gorham, Maine, EUA.
Em 14 de agosto de 1831, surge um pregador em Dresden, Nova Iorque, que marcaria fortemente a vida de Ellen, Tiago White e mais 100 mil pessoas nos Estados Unidos. Guilherme Miller, um fazendeiro e juiz de paz, que pelo seu estudo sistemático da Bíblia, chegara à conclusão de que Cristo retornaria a Terra por volta de 1843.
Sua pregaçãobaseava-se na interpretação da profecia de Daniel 8:14 e nas evidências bíblicas quanto ao retorno de Jesus Cristo. Muitos americanos presenciariam esses sinais, sobretudo, nos dias 12 e 13 de novembro de 1833, quando uma chuva de meteoros caiu sobre os céus dos Estados Unidos. Os mileritas relacionaram tal evento com as predições feitas por Cristo e pelo profeta João no livro de Apocalipse.
Porvolta do ano de 1836, Ellen Harmon sofreu um acidente em um desentendimento entre crianças a qual a impediria de freqüentar a escola e desenvolver atividades regulares. Uma colega atingiu seu rosto com uma pedra, quebrando seu nariz. A fratura a deixou três semanas inconsciente, desacreditada de recuperação pelos próprios médicos. Como resultado, Ellen Harmon cresceu com sérias debilidades físicas,porém, sua espiritualidade, manteve-se firme.
Em março de 1840, Guilherme Miller pregou na cidade de Portland, estado do Maine, onde sua família residia. Ao ouvir o conteúdo da pregação de Miller, ela e sua família aceitaram a mensagem quanto ao breve retorno de Cristo.
Dois anos mais tarde, houve a primeira manifestação do espírito de profecia entre os mileritas. William Foy, pastor negrobatista, recebeu a primeira de suas duas visões em 18 de janeiro de 1842. O conteúdo referia-se ao Céu e a proximidade do julgamento. No entanto, Foy relutou em testemunhar suas mensagens devido ao clima racial da época.
A pregação de Miller impressionou diversos corações. Ellen Harmon estava entre estes e, como demonstração de sua fé, foi batizada na Igreja Metodista em 26 de junho de 1842. Nesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teólogo
  • Teólogo
  • Teologo
  • Teologo
  • Teologo
  • Teologo
  • teólogo
  • Teologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!