Teologo

Páginas: 8 (1967 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Capítulo 10
Profetas: fazendo cumprir a aliança em Israel
Os livros proféticos foram escritos no Israel antigo, entre 760 e 460 a.C, são eles: Quatro profetas “maiores” – Isaias, Jeremias, Ezequiel e Daniel – e os doze profetas “menores” – os doze livros finais do Antigo Testamento. As denominações maiores e menores, não qualificam os livros em relação a sua importância, e sim na quantidade doconteúdo, se tratando de longos e curtos. Quando se refere ao Judaísmo antigo tem-se a junção dos doze livros em um só, chamado “O livro dos Doze Profetas” ou “Os Doze”, que intercalam os quatro profetas “maiores”, sendo sua extensão maior que Ezequiel e Daniel, e menor que Isaias e Jeremias.
Natureza da Profecia
As dificuldades de entendimento dos livros proféticos estão relacionados às concepçõescriadas quanto à sua função e forma.
Significado da Profecia
Com uma ideologia já constituída da palavra “profecia”, muitos encontram dificuldades na compreensão dos livros proféticos, pois acreditam na definição de “algo que está por vim” e não conseguem observar que os relatos futuros descritos aconteceram no passado e não na contemporaneidade. Dessa forma é imprescindível perceber que asprofecias se cumpriram, mas em Israel, Judá e outras nações ao derredor.
Profetas como porta-vozes
O conhecimento dos profetas e não de suas palavras nos remete a uma definição equivocada sobre sua função primária que era falar no lugar de Deus, como no Antigo Testamento, que relata muito sobre os profetas e pouco do que fizeram, no entanto, os livros proféticos, trazem a fala de Deus através dosprofetas com mais frequência, e menos sobre cada um.
A dificuldade está na leitura, pois os livros longos são basicamente oráculos falados, sem indícios de historicidade, início ou termino e em sua maioria poéticos.
Problema Histórico
Outra problemática da compreensão dos livros está no distanciamento histórico dos fatos. A leitura se torna complicada quando não se percebe o contexto em que foramescritos ou a que se referiam e por quê.
Função da profecia em Israel
A compreensão da palavra de Deus a nós pelos livros proféticos está relacionada primeiramente na função e papel do profeta em Israel, designados em alguns pontos.
1) Os profetas eram mediadores para fazer cumprir a aliança.
A aliança de Deus com Israel está além de regulamentos e estatutos, contém também Sanções, positivas enegativas, dadas por Deus. Assim os profetas anunciavam a aplicação de bênçãos ou punições de acordo com a ordenança de Deus, para um melhor entendimento do povo. Os capítulos do Pentateuco trazem razões pelos quais os profetas disseram aquilo que disseram. Com isso, por meio deles, deus fez cumprir a aliança com Israel.
2) Mensagem dos profetas não era deles, mas sim de Deus.
Apesar da singularidadede cada profeta é possível notar que todos mantinham características iguais, pois foram escolhidos por Deus, assim no decorrer dos textos vê-se a primeira pessoa “Eu” ou “me” e frases como “Assim diz o Senhor”. A subjetividade dos profetas só deixava claro que o que eles diziam não eram deles e sim provindos de Deus.
3) Os profetas eram representantes diretos de Deus.
Os profetas não aderirama influência da sociedade ou religiosidade, eles reproduziam com fidelidade as palavras de Deus, não se baseavam nos fatos vistos ou vividos e sim nas vontades de Deus, já que suas falas e ações não eram independentes.
4) A mensagem do profeta não é original.
A escolha dos profetas para proclamar a palavra de Deus é baseada no contesto em que estavam inseridos. Anteriormente, as promessas eadvertências já haviam sido expressadas no Pentateuco, no entanto, para surtir um efeito maior, foi necessária uma inovação no meio de repassar toda a mensagem. A fidelidade da vontade de Deus permaneceu, mas a maneira de transmiti-la mudou de acordo com cada profeta e o povo ouvinte.
Tarefa exegética
Necessidade de ajuda externa
O cristão tem em mente que a Bíblia deveria ser compreendida sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teólogo
  • teologo
  • Teólogo
  • Teologo
  • Teologo
  • Teologo
  • teólogo
  • Teologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!