teologia

Páginas: 44 (10969 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013

FEST – Filemom Escola Superior de Teologia
“Formando Obreiros Aprovados”








A DOUTRINA DO BATISMO
















A DOUTRINA DO BATISMO
O batismo é talvez o assunto mais controvertido na Bíblia. Por séculos ele tem sido um campo de batalha teológico em que muitos nobres soldados da cruz lutaram, sangraram e morreram. Talvez mais sangue de mártires tem sidoderramado por causa do batismo que por qualquer outra coisa. A controvérsia tem rugido principalmente em redor de quatro aspectos do batismo. Nossa discussão, portanto, tratará desses quatro aspectos.
I. O ADMINISTRADOR
Faz alguma diferença quem é administrador do batismo? Dizem alguns que não. Argumentam que o batismo é um ato de obediência por parte do batizando e que o administrador não éimportante; mas os que assim pensam imaginam que teria sido a mesma coisa aos olhos de Deus se o povo nos dias de João Batista tivesse recebido o batismo de algum fariseu ou saduceu em vez de receber o de João? Naquele tempo Deus teve um administrador divinamente indicado e Nosso Senhor andou em grande distância para receber o batismo de suas mãos. Se Deus, naquele tempo, teve um administradordivinamente indicado, não é crível que ele tenha um hoje? Cremos que tem. Notemos:
1. O BATISMO É UMA ORDENANÇA DA IGREJA.
Para prova disto oferecemos as seguintes passagens:
(1) Mat. 28:18-20.
No logarsupra, como é bem sabido, temos o relato de Mateus da última comissão de Cristo, comumente chamada de grande comissão.
A quem estava Cristo falando quando Ele pronunciou Sua última comissão? Apromessa que a ela se junta mostra que ele não estava falando aos apóstolos como indivíduos. Ele prometeu sua presença até o fim dos séculos. Certamente ele não pensou que os apóstolos viveriam tanto assim. Então ele deve ter-se-lhes dirigido em alguma capacidade oficial ou corporada. Dirigiu-se-lhes como a um corpo discente apostólico que era para se perpetuar? Dificilmente pensamos assim, desde quenada se diz sobre a perpetuação do oficio apostólico. Para ser membro dos doze originais foi necessário que alguém tivesse acompanhado os demais desde o batismo de João e tivesse sido testemunha da ressurreição (Atos 1:21-22). Paulo foi um apostolo num sentido levemente mais amplo: em que ele teve uma comissão pessoal de Cristo, que lhe apareceu e lhe comissionou na estrada de Damasco. Numsentido ainda mais amplo outros se chamam apóstolos. Mas não se dá um indicio da perpetuidade do ofício até o fim dos tempos, nem há um indicio que o ofício pudesse ser transmitido de um para outro.
Cremos que Cristo falou aos apóstolos como constituindo a igreja. Isto cremos porque:
A. A Igreja é o Corpo de Cristo
Assim é representada muitíssimas vezes para que se precise de mencionar referênciasescrituristicas. Desde que a cabeça executa as obras através do corpo, cremos que Cristo cometeu sua obra ao seu corpo.
B. A Igreja é o Templo do Espírito Santo. (O Crente é)
Vide 1 Cor. 3:16. nesta passagem, Paulo não estava falando do corpo humano do crente, o qual noutro logar se chama o templo do Espírito Santo (1 Cor 6:19); mas falando plenamente da igreja. Este capítulo trata do edifícioda igreja.
Desde que a Igreja é o templo do Espírito Santo e o Espírito está aqui para dirigir a obra de Cristo, parece que é por meio de Igreja que ele fará sua obra; logo, que foi à Igreja que Cristo deu a grande comissão.
C. A Igreja é coluna e fundamento da verdade.
Vide 1Tm. 3:15. A verdade toda está contida na grande comissão. Desde que a Igreja é coluna e fundamento da verdade, acomissão deve ter sido confiada a ela.
(2) 1 Cor. 12:13.
Reza a escritura: "Num Espírito fomos todos batizados num corpo". Sustentam alguns que esta passagem se refere ao batismo no Espírito Santo. Não há fundamento escrituristico para tal noção. Não há na escritura indicio algum que cada crente receba o batismo do Espírito na ou depois da regeneração. Isto é uma presunção pura e simples....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!