teologia

Páginas: 35 (8580 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO

A história do tabernáculo ,também conhecida como “ tenda da congregação”, não é uma mera descrição de um santuário qualquer,a concepção deste santuário reflete os pensamentos e desejos de Deus.
A inspiração deste santuário não poderia ser edificada por ideias humanas,todos os objetos contidos no tabernáculo são modelos de coisas do céu(Hebreus 9,23-24),ou seja ,devia seredificada pelo desejo e inspiração de Deus.O projeto do tabernáculo foi revelado a Moisés,no Monte Sinai,e se tornou algo que homem nenhum poderia ter imaginado.
O tabernáculo era um tipo de Cristo,do mesmo modo que ele se fez presente ao povo em cada detalhe no tabernáculo, Ele se torma presente em nós mesmos.O tabernáculo é um exemplo de cada cristão,o véu se rasgou e hoje,graças a Jesus, podemos nosachegar diante do Pai .

O TABERNÁCULO

O lugar da morada de Deus (Êxodo 35:8 - 39:43)
A palavra Tabernáculo vem do latim tabernaculum, "tenda", "cabana" ou "barraca" foi uma estrutura física e portátil construída e transportada pelo povo de Israel através dos 40 anos de peregrinação no Egito. Sua estrutura possuía 50 MT (100 côvado) de cumprimento, 25 MT (50 côvado ) de largura e suaentrada era de 10 MT (20 côvado ).
O tabernáculo servia como lugar de encontro entre Deus e os homens, e também era um lugar de sacrifício e adoração (cf. 35:21). Ele ficou conhecido como a "tenda da congregação" por resolver o problema de se ter um Deus santo habitando em meio a um povo pecaminoso. As cortinas da tenda serviam como separadores de três dependências: Santo dos Santos, Santo Lugare, Átrio Exterior ,que serviam como uma barreira divisória entre Deus e o povo. Qualquer israelita poderia entrar no Átrio Exterior, mas só a tribo sacerdotal poderia ir, no Santo Lugar, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur, O Dia da Expiação.
A excelência do tabernáculo, tanto em seus materiais como em sua mão de obra, era um reflexoda excelência de Deus. Os materiais de sua construção foram revelados à Moisés por Deus no Monte Sinai, cerca 1450 A.C.
Os objetos sagrados que acompanhavam o tabernáculo eram:
No Santo dos Santos
Arca da Aliança - Simbolizava a Presença de Deus e carregava as Tábuas da Lei - os 10 Mandamentos - a Vara de Aarão, que floresceu e o pote de maná (alimento mandado por Deus no deserto). Era apeça mais santa do Tabernáculo.
Propiciatório - Nada mais do que a tampa da Arca. Era o lugar onde o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano, no dia da Expiação, aspergia o sangue pela remissão de seus pecados e pelos pecados do povo
O Véu - Cortina que separava o Santo Lugar do Santo dos Santos.
No Santo Lugar
Candelabro de Ouro - À esquerda da entrada, com sete hastes. Era diariamente enchido pelossacerdotes para que nunca se apagar, Somente enquanto estava sendo transportado.
Mesa dos Pães da Proposição - Ficava logo à direita da entrada. Tinha esse nome pois todo Sábado eram colocados 12 pães, simbolizando as 12 tribos de Israel em cima dela.
Altar do incenso - Localizado do lado oposto a entrada, no fundo, pouco antes do véu que separava do Santo dos Santos. Era usado para se queimarincenso pela manhã e à tarde pelos sacerdotes.
No Átrio Exterior
Altar do Holocausto - onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus.
A Pia de Bronze- Onde os Sacerdotes lavavam os pés e as mãos simbolizando uma purificação para entrar no Santo Lugar.

A ARCA DA ALIANÇA


A Arca é tratada como o objeto mais sagrado do tabernáculo, como a própria representação de Deus aqui na Terra.O seu maiorbrilho com certeza,não era o ouro puro,mas a sublime majestade do caráter do Senhor revelado nela.Pois, a partir do momento em que as tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de Arão que floresceu (que não só floresceu mas que também brotou amêndoas) e o pote de maná escondido foram repousadas no seu interior,estas três coisas representavam a aliança de Deus com o povo de Israel.
A Bíblia descreve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia
  • Teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!