Tenond Por

842 palavras 4 páginas
Tenondé Porã
Introdução

Significado de Tenondé Porã: Na frente bonito / Ir em frente, bonito.
Localização: Extremo Sul de São Paulo / Parelheiros.
Hectares: 26km
População: 560 pessoas.
Língua: Tupi/Guarani

Divisão Hierárquica
Pajé = Tem papel principal de curador, conselheiro e sábio da aldeia.
Sempre procurado.

Cacique = Age principalmente em assuntos políticos, representando a aldeia num todo (durante as manifestações em julho, onde fora invadida o congresso nacional em Brasília, o cacique da Tenondé Porã, estava lá).

Comunidade = Tem por guia os dois percursores acima, respeitando a hierarquia.

Eleições: Para a escolha de um novo pajé, a principio os habitantes da aldeia desconhecem sua identidade, isso é instituído em um ritual pelo cacique.
O mesmo não ocorre pelo Cacique, já que o mesmo é escolhido pela comunidade.

Na aldeia os jovens são tratados com responsabilidades de adulto à partir dos seus 13 anos de idade. Por isso é respeitado, como tal e também punido igualmente.

Crenças

Opy = Casa de Reza (Frequentam sempre a casa de reza onde cantam músicas, agradecem, e falam sobre libertação, praticam o ritual do fumo compartilhado, e são orientados pelo Pajé)
Todos os anos ocorrem o batismo no dia 25 de janeiro, no qual a criança a partir dos seus 2 anos de idade, onde recebem seus nomes em Guarani já que obtém o nome de registro.

Nhanderú = Deus (Base para seus princípios. De acordo com o MARCILIO acreditam que Deus é um só e a religião foi instituída pelo homem).

Tupã = Filho (No caso filho de Deus)

Educação

Frequentam a Ceci durante a infância, onde são instruídos em educação básica, geralmente falam o guarani, sua língua oficial, principalmente muito utilizada em casa.

Logos após frequentam a Escola Estadual Gwyra Pepó, onde aprendem a Língua Portuguesa, e são apresentados de forma básica ao Inglês, ou seja, passa a ser a terceira língua da aldeia.
A escola fora fundada pelo falecido governador Mário Covas.

Telecentro: Há 2

Relacionados