tendencias marketing

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Tendência 1) O avanço das mulheres no mercado de trabalho

Consequência para o mercado:
As mulheres deixaram de ser coadjuvantes e passaram a ser protagonista no mercado consumidor. A mulher compra por prazer, diferente dos homens. Com o aumento na renda familiar acabou movimentando o mercado em vários setores. Com o aumento das mulheres no mercado muitas empresas foram obrigadas a repensarsuas politicas comerciais passando a colocar a mulher no centro das atenções.
Oportunidades de marketing:
As mulheres são bastante dependentes de opinião de outras pessoas no processo de decisão da compra. Após uma compra, seja elogiando ou criticando. As redes sociais, blogs e fóruns permitem essa troca de opiniões sobre os produtos, além de proporcionar uma interação com um maior numero depessoas que um telefone permite, por exemplo. Outro fator bastante valorizado pelo publico feminino é a relação estabelecida entre elas e as marcas. As mulheres não se contentam em serem passivas ao conteúdo disponibilizado pelas marcas, elas gostam de ouvir e serem ouvidas pelas empresas, o que pode ser explorado com sucesso.
Ameaças para o marketing:
Embora o mercado esteja avançando na busca doconhecimento daquilo que seria a “galinha dos ovos de ouro” do marketing, ou seja, “do que as mulheres gostam” e, se possível “como gostam”, o mundo da propaganda já teria encontrado um ponto de equilíbrio para a apresentação de produtos aos consumidores, abandonando um modelo onde até pouco tempo atrás, estava repleto de clichês que retratavam uma mulher pouco critica e com baixo poder de decisão.Em muitas situações vê-se uma abordagem excludente, ou seja, para agradar o consumidor masculino, reduz-se a importância do feminino e, para atrair o feminino, reduz-se a importância do masculino, correndo risco de desagradar a ambos.

Tendência 2) Mais casais sem filhos

Consequência para o mercado:
Em geral casais sem filhos têm menos de 40 anos, metade deles trabalha com carteiraassinada, contra 35% da media nacional. Sua renda mensal é pelo menos 70% maior que a dos casais com filhos e seu padrão de consumo é mais alto. Essa composição familiar tende a crescer nos próximos anos.


Oportunidades para o marketing:
Assim como muitos casais homossexuais, um casal sem filhos não tem despesas fixas relacionadas às crianças, como colégio, material escolar, curso de línguas, etc.,e por isso podem se permitir algumas extravagancias de vez em quando. Essa despesa fixa não é pequena, sobretudo quando se acrescentam outras tantas, não menos importantes, como as que são realizadas como cinema, supermercado, restaurantes, viagens, esportes, roupas, passeios, festinhas, etc.

Ameaça para o marketing:
As demandas de um casal sem filhos são mais maduras. É preciso levar isso emconta na hora do planejamento comercial de uma empresa.

Tendência 3) Cresce o número de pessoas morando sozinhas

Consequência para o mercado:
Pessoas que moram sozinhas têm demandas próprias e formas próprias de consumir bens e serviços; em muitos casos, bastante diferenciados de quem mora com a família ou mesmo com apenas uma pessoa. Há necessidade de, para parte dessas pessoas, otimizarseu tempo, a fim de poder conciliar as atividades profissionais e pessoas com as tarefas relacionadas à sua moradia, a chamada “administração da casa”. Por isso, todos os produtos e serviços que possam facilitar as tarefas domesticam dessas pessoas tem grande chance de aceitação.

Oportunidade de marketing:
Todo produto ou serviço que os ajudem, favorecendo a execução de tarefas e atendimentoaos compromissos, vai encontrar uma boa demanda. Morar sozinho traz uma serie de vantagens e desafios. Se a indústria, o comercio e o setor de serviços conseguirem compreender isso, e se proporcionarem no sentido de ampliar a dimensão positiva dessa experiência, conquistarão um mercado crescente e receptivo.

Ameaças para o marketing:
A principal ameaça é tentar agradar a esse publico tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tendencia de marketing
  • Tendencias no ambiente de marketing
  • TENDÊNCIAS NA TEORIA E PRÁTICA DO MARKETING
  • Marketing verde: conscientização e tendencias
  • Tendencias de consumo marketing
  • Tendências para o futuro do marketing
  • MARKETING CONCEITOS, IDEIAS E TENDÊNCIAS
  • MARKETING PROMOCIONAL: UMA TENDÊNCIA DE MERCADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!