TEMPOS MODERNOS: O REFLEXO DA VIDA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

1010 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE HISTÓRIA

JOÃO MARIA DE PAIVA ALVES

ATIVIDADE DA DISCIPLINA CONTEMPORÂNEA II, MINISTRADA PELA PROFESSORA LEILANE ASSUNÇÃO DA SILVA.

Natal
2013
TEMPOS MODERNOS: O REFLEXO DA VIDA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

Idealizado, dirigido e estrelado pelo britânico Charles Spencer Chaplin (Clahie Chaplin) no ano 1936, Modern Times (Tempos Modernos), traz uma visão crítica do mundo industrializado e capitalista que tentava se recuperar da recessão econômica desencadeada pela quebra da bolsa de valores de Nova York em 24 de outubro de 1929 (a quinta-feira negra). Durante o desenrolar da obra, o personagem principal “O Vagabundo” (The Tramp), está sempre tentando sobreviver em meio ao caos político, social e econômico da época. Além de fazer duras criticas os maus tratos recebidos pelos operários nas fabricas, a obra também avalia de forma negativa o conservadorismo, fascismo, imperialismo, nazismo, stalinismo e o militarismo, isso explica o boicote sofrido pelo filme em países como Alemanha de Hitler, Itália de Mussolini e até mesmo na terra natal de Chaplin.
O filme se inicia com o personagem principal trabalhando numa fabrica onde sua função é apertar parafusos num ritmo frenético e alucinante, o esforço repetitivo causa-lhe estresse e consequentemente a perda da razão, diante desse quadro clínico e pelas confusões causadas, Carlitos é internado num hospital. Após ser liberado, ele se mete acidentalmente num movimento grevista e é acusado de instigador do movimento, diante dessa denúncia Carlito foi preso, no entanto, no cárcere ele encontra tudo aquilo que deveria ter como prêmio pelas duras horas trabalhadas, comida, segurança e abrigo.
Ao ser posto em liberdade, mesmo a contragosto, Carlito tenta voltar para o mercado de trabalho, mas se depara com uma sociedade e uma economia abalada pela crise de 1929. Eis que surge o

Relacionados

  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas