Tempos modernos filme

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014




1-Título do filme : TEMPOS MODERNOS

2- País de Produção: E.U.A .

3- Diretor : CHARLIE CHAPLIM

4- Ano de produção : 1936

5- Assunto : A condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30.

Podemos notar que o filme é uma crítica à história na época decorrida focalizando a vida urbana e seus problemas com a sociedade tecnológica que evolui rapidamenteenquanto muitos não puderam acompanhar. Exprime a ideia de moderno vs antigo e da relação de homem vs sociedade. As máquinas substituem a mão-de-obra e os operários são marginalizados, criando o desemprego.
Os fatos ocorreram por volta de 1930, na segunda parte da Revolução Industrial, a era das grandes indústrias, bem como no conteúdo histórico após a crise de 1929 dos EUA, quando a depressãoatingiu a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. De início o autor Charles Chaplin compara trabalhadores com um rebanho, passando a ideia de que aquele grupo era controlado pela elite com o cajado do capitalismo, quem não aceitasse ou não suportasse, tinha outro para substitui-lo, o índice desemprego era enorme por conta da crise já citada. Na época,queriam verdadeiros homens-boi para as fábricas, esses são aqueles que obedecem e realizam o que são mandados a fazer, sem reclamar ou questionar, acima de tudo precisam ser fortes, que é para aguentar uma jornada enorme de trabalho suprindo mais que o seu máximo. Nem na troca de turno a produção parava, se houvesse alguma falha, a produção era interrompida causando prejuízo notável para os maiorais.Os integrantes da elite eram tão obcecados pelo processo de produção, que produziam as mais incríveis engenhocas para que ajude de maneira complementar o maior aproveitamento do tempo do trabalhador, mas visando a produção e não o bem estar dos funcionários.
Chaplin aborda de forma crítica a Revolução industrial que muitos entendem com outros olhos. É notalvel o desejo pelo aumento constante daprodução. A demonstração disso é quando o patrão pede ao funcionário para aumentar a velocidade das máquinas, no clássico.
O filme focaliza a vida na sociedade industrial da época, caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização de trabalho, ou seja, cada funcionário era responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa, como conhecida,deve ser feita no menor tempo possível. Esse processo é denominado Taylorismo e Fordismo. Esse processo de industrialização retrata a alienação do trabalho no capitalismo, transformando o operário em apêndice das máquinas.
Tempos Modernos retrata a idade moderna, o comércio era a principal fonte de riquezas da burguesia, tanto é que precisavam mantê-la. É uma crise à modernidade e ao capitalismorepresentado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido se tiver idéias subversivas.
Voltando-se à questão social, é notável aos nossos olhos a falta de qualidade de vida para propósitos irracionais. A justificativa da época seria: “Tempo é dinheiro”, lema capitalista. A frustração dos trabalhadores assalariados por terem condições precáriasexcita-os a sonhar como se fossem da alta sociedade, pois o modelo daquela época de família feliz deveria ser esse, creio eu. Mas tudo que lhes sobravam era um barraco velho, quando havia. Indivíduos da pior classe parecem ter mais comodidade na prisão, pois tem comida e um lugar pra morar, o básico, do que na rua. Por conta do trabalho, operários atrem para si problemas de estresse, estafo, perda derazão, entre outros. Sobretudo, os mesmos tinham conforto em sua família, seu único bem maior.
Os operários eram cada vez mais explorados na medida que a ambição dos patrões lhe cabia. Sem ter seus direitos trabalhistas era obrigados a suprir a vontade de seus senhores. Mas em função as condições de trabalho deixava-os insatisfeitos promovendo movimentos grevistas para a melhoria das condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme tempos modernos
  • Resumo do filme tempos modernos
  • Análise filme tempos modernos
  • Tempos modernos
  • Filme: tempos modernos
  • filme tempos modernos
  • Análise do filme tempos modernos
  • Filme: Tempos Modernos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!