Appia

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
As maquetes e ideias de Appia sobre a encenação, publicadas em A encenação do drama wagneriano (1895), A música e a encenação (1899) e A obra de arte viva (1921), indicando elementos plásticosespecíficos, cenários tridimensionais (degraus, colunas, rampas, plataformas) reveladas através de uma luz dirigida.
Ele acreditava que essa iluminação móvel, modulante, poderia criar uma atmosfera própriapara o drama que estivesse também associada à textura da música. A intensidade, a cor e a direção da luz poderiam refletir nas mudanças de atmosferas e de humor do trabalho.
Appia foi o primeirodiretor a creditar à iluminação um papel de protagonista da encenação, em consonância com os outros elementos plásticos e sonoros do espetáculo.
Muitas das cenas de Wagner tinham lugar em antigasflorestas. Appia não se ateve a criar uma floresta com árvores, arbustos, mas no sentido do sagrado na floresta. O mais significativo aqui é a tridimensionalidade das arvores que permite criar sombras evolumes reais por meio de recursos de iluminação. A luz bloqueada por um objeto produz uma qualidade escultural muito importante na obra de Appia.
As obras de Wagner requeriam o alargamento da visão edo sentido de mistério que o palco bidimensional não poderia fornecer com seus telõs pintados e tapadeiras. Era necessário criar a tridimensionalidade no palco. No lugar de pedras e rochedospintados, ele introduziu volumes reais na cena. Desde 1892, as maquetes de Appia são revolucionárias com a sua estilização: Formas primárias, murais, escadarias, plataformas onde o ator-bailarino e a luzjogam.
Appia denominou dois desenhos ‘espaços rítmicos’.O espaço rítmico é baseado em plataformas de variadas alturas, rampas, esteiras, paredes e pilares, possibilitando ao ator variabilidade demovimentos.
O espaço construído por Appia é funcional na relação do ator com o drama. Ele torna-se inovação técnica, mas também reflete as emoções e sentimentos: não somente porque Appia imagina uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roma Via Appia Antina
  • Aspectos da cenografia no século XX: Adolphe Appia e Gordon Craig

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!