Resumo Do Texto Cenografia Uma Hist Ria Em Constru O

1748 palavras 7 páginas
Universidade Federal Fluminense
Produção Cultural
Cenografia I
Denise Zenicola
Thakurani Devi Albuquerque Alves
212.062.076

Resumo do texto “Cenografia: Uma história em construção”

Cenografia na Grécia Antiga
Segundo Cyro Del Nero (2010), a cenografia nasce no século V a.C. e tem como responsável Sófocles. Desenhos nas tendas onde os atores se trocavam dão o pontapé inicial para a criação da cenografia.
As apresentações de teatro eram realizadas quase em sua totalidade ao ar livre, pois os primeiros prédios de teatro foram construídos em madeira e somente no século V, estes prédios foram feitos em pedra.
Em propriedades rurais no interior da Grécia dos séculos VII e VI a.C., existiam as eiras, pisos circulares onde grãos eram moídos por uma mó girada por uma parelha de bois. A eira dos bois criava um círculo de terra batida onde os festivais agrícolas eram realizados: a festa de Komos, origem da comédia. Estes festejos se davam com as danças fálicas festivas, logo o primeiro cenógrafo pode ter sido a pessoa chamada para decorar o local da festa ou mesmo somente pode ter esculpido o grande falo.
As cerimônias rurais foram transferidas para dentro do Teatro de Dionísio, quando este foi construído por Pisístrato (600-528 a.C.).
A pintura dos cenários e a troca de cenografia foram sugeridas por Sófocles, que viveu noventa anos do século V a. C. As pinturas realizadas para os espetáculos podiam ser comparadas com obras de arte, ou seja, a arte que se fazia naqueles tempos. A escultura, arquitetura e o trabalho com cerâmicas tinha atingido um nível muito alto, que a cenografia certamente atingiria em questão de pouquíssimo tempo.
Ainda no século V, Phormis de Siracusa utilizou os painéis que podiam ser trocados durante a apresentação de um único espetáculo.
Na Grécia antiga existiam vários estilos de cenários: trágico, cômico e satírico.
A pintura de painéis era usada mais comumente com figuras de paisagens, vistas arquitetônicas ou urbanas.
Os periactos ficavam

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas