TEMPERATURA

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 13 de abril de 2015
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
- SENAI-











Temperatura















ITAUNA- MG
2015






Tainara Tais
Izabel Lima Criscuolo
Thais
Miquéias






Temperatura





Trabalho apresentado pelos respectivos alunos, ao professor Ismael, para obtenção denota, em exigência da disciplina de Instrumentação e Controle.




ITAUNA- MG
2015DESENVOLVIMENTO:
1 DIFERENÇA ENTRE TEMPERATURA E CALOR
2 DILATAÇÃO
2.1 AS TRÊS FORMAS DE OCORRENCIA DA DILATAÇÃO
2.2 TABELA DE COEFICIENTE DE DILATAÇÃO TÉRMICA
3 TERMÔMETRO BIMETÁLICO
4 TERMÔMETROS A GÁS
4.1 FUNCIONAMENTO
4.2 VANTAGENS
4.3 DESVANTAGENS
4.4 UTILIZAÇÃO
5 TERMOMETRO A LÍQUIDO
6 TERMOPAR
6.1 SELEÇÃO DO TERMOPAR MAIS ADEQUADO A UMA DADA APLICAÇÃO DEVE TER EM CONTA
7 TERMÔMETRO DE RESISTÊNCIA
7.1FUNÇÃO
7.2 VANTAGENS DE TERMÔMETROS DE RESISTÊNCIA DE PLATINA
7 CONCLUSÕES
8 REFERÊNCIAS
1 DIFERENÇA ENTRE CALOR E TEMPERATURA: (IZABEL)
Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia, que é a área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, comportamento dos gases, entre outros.
A temperatura éuma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura. O aparelho utilizado para fazer medidas de temperatura é o termômetro.
O calor, que também pode ser chamado de energia térmica, corresponde à energia em trânsito que se transferede um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Essa transferência ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico















2 DILATAÇÃO: (IZABEL)
Dilatação térmica ou contração térmica é a mudança de dimensão (tamanho), que todos os materiais apresentam quando são submetidos ao aumento da temperatura ao agitarem asmoléculas constituintes dos corpos. Assim, todas as grandes estruturas de concreto, como prédios, pontes e viadutos, são construídas com pequenas folgas de tal forma que elas possam se acomodar nos dias de muito calor, como também é o caso de fios em postes de luz.
É muito importante estudar a questão da dilatação térmica. Pois, em uma empresa ao fabricar e fazer montagem de conjuntos mecânicos,é necessário muita das vezes fazer encaixes com ajuste forçado (onde a medida do furo é menor do que a medida do eixo). Como por exemplo ao usar o aço como material, sendo este considerado o corpo, quando for aquecido irá mudar suas dimensões, sendo necessário assim o ajuste forçado. Para que isso ocorra, em caso de uma coral, aquece o furo, que se dilatará, enquanto ela ainda estiver quente montaa coroa sobre o eixo. Quando esfriar, o ajuste forçado estará pronto.
Para que tudo ocorra corretamente, deve saber fazer o encaixe forçado sem danificar as peças aplicando conhecimentos de dilatação térmica e saber a temperatura adequada para a dilatação necessária.

2.1 AS TRÊS FORMAS DE OCORRENCIA DA DILATAÇÃO: (IZABEL)
A dilatação pode ocorrer de três formas, são elas:
Linear: caracterizapela variação no comprimento do corpo.

Podemos então calcular essa variação do comprimento através da seguinte formula:


Onde temos sempre o coeficiente de dilatação térmica linear (°C-1) que depende da natureza do material que constitui o corpo, o comprimento inicial do corpo (Lo) e as variação tanto de comprimento quanto de temperatura do corpo (ΔL e ΔT), as quais são calculadas da seguinteforma:
ΔL=Lf-Li ΔT=Tf-Ti

Superficial:  esta dilatação caracteriza pela variação na área superficial do corpo apenas duas dimensões. Podendo ser calculada da seguinte forma:

Onde temos o coeficiente de dilatação térmica superficial (β= 2α), a área da superfície inicial do corpo (So) e a variação da área da superfície e da temperatura do corpo.

Volumétrica: caracteriza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Temperatura
  • A Temperatura
  • temperatura
  • Temperatura
  • Temperatura
  • temperatura
  • TEMPERATURA
  • temperatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!