Temperatura

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
1.1. Conforto térmico regulamentada por lei
Foco principal em diversas pesquisas do assunto, o conforto térmico é um fator crucial quando falamos de um ambiente de trabalho adequado, se ele nãoestiver dentro do padrão regulamentado isso acarretara prejuízos visíveis tanto na saúde do funcionário quanto em sua produtividade, por isso ele é um fator de extrema importância e tem sua temperaturaideal regulamentada e padronizada na NR17. Com ela podemos ter uma base de tudo que é considerado ideal em níveis de temperatura para o ambiente de trabalho e a partir daí temos um ponto de partida parase tomar as medidas cabíveis para transformar e/ou adequar o ambiente e como consequência termos o ambiente de trabalho ideal.
2.1.1 NR 17
Conforme está definido nessa norma, um ambiente detrabalho ideal dever conter os seguintes aspectos:
17.5. Condições ambientais de trabalho.
17.5.1. As condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dostrabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle,laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR10152, norma brasileira registrada no INMETRO;
b) índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte) e 23°C (vinte e três graus centígrados);
c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
d)umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.
Se esse padrão for seguido de maneira correta, teremos um ambiente bem agradável pra se trabalho, um ambiente onde o conforto térmico estepresente. Dados os padrões agora é necessário saber dos meios em que se define a temperatura ideal, e o mais comum e amplamente usado é o "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo" em que é utilizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Temperatura
  • A Temperatura
  • TEMPERATURA
  • temperatura
  • Temperatura
  • Temperatura
  • temperatura
  • TEMPERATURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!