Tecnica de criatividade

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
|
|
|
|

|

Técnicas de criatividade
A partir do livro “Um ‘Toc’ na cuca: Técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida”, de Roger Von Oech, pode-se definir as técnicas de criatividade como técnicas que fazem os indivíduos quebrar a rotina e busca refazê-los pensar sobre problemas e possíveis novas questões e soluções.
O autor também afirma que há diferentes formas deestimular a criatividade de alguém, mas essas técnicas possuem algo em comum que é realizar essa quebra de pensamento padronizado e forçam uma mudança nas ideias. Ele dá exemplos de situações que podem gerar uma ideia diferente como problemas, erros, brincadeiras, paradoxos, surpresa e situação inesperada. Em todas elas há uma quebra de padrão da realidade que favorece a um pensamento diferente dorotineiro.
Com essa descrição de o que é uma técnica de criatividade, o trabalho apresenta uma técnica defendida por Dave Gray no livro “Gamestorming”. É uma técnica que visa a quebra de pensamento através de jogos que buscam estimular novas ideias.

Gamestorm
O gamestorming é uma alternativa para o tradicional processo criativo de qualquer negócio, uma forma simples de explica-los é dizer quesão um brainstorm realizado através de jogos. O gamestorm é uma técnica de criatividade que tem como objetivo de operacionalizar o processo criativo dentro das empresas através de jogos.
Para que qualquer processo de geração de ideias seja iniciado dentro de uma organização, é necessário que se tenha uma meta, algo que se deseje alcançar. Dentro de um trabalho industrial, onde se quer gerenciaro trabalho com resultados consistentes, repetitivos e previsíveis, as metas são melhores quando específicas e quantificáveis. Dessa forma, as metas precisam ser claras e inequívocas, pois facilita o direcionamento.
Porém, quando se trabalha com algo como conhecimento e inovação, é necessário que se saiba gerenciar a criatividade e, com isso, não se deseja o previsível. Assim, as metas não devemser precisas, a forma como nos aproximamos do espaço do desafio não pode ser projetada de modo antecipado nem totalmente prevista.
Processo de negócios no modelo industrial busca métodos de se criar uma cadeia sólida e segura, de causa e efeito. Enquanto que o gamestorming cria um quadro para explorar, experimentar e julgar um erro. O caminho para meta não é claro e a meta pode mudar.
Énecessário ter uma meta, mas como se sabe pouco sobre o espaço do desafio, é provável que a meta mude, à medida que experimentar ideias e aprender mais sobre o que dá certo e o que não dá. As metas confusas devem dar à equipe um senso de direção e propósito, deixando os membros da equipe livres para seguirem suas intuições.

Componentes básicos de um jogo
Para facilitar a compreensão do gamestorm, énecessário que entender o que é um jogo, afinal o gamestorm é um único jogo ou uma sequência de jogos.
Cada jogo possui componentes básicos que o diferencia de outros jogos. Esses componentes são: espaço do jogo, limites, regra para interação, artefatos e meta.
O espaço do jogo é um lugar no qual as regras do cotidiano ficam temporariamente suspensas e para que as pessoas mantenham certa conduta,novas regras são apresentadas. O jogo se torna um mundo alternativo, onde os participantes devem concordar em se ater às regras e entram voluntariamente. Se os participantes não estão de acordo, o mundo imaginário do jogo não vale, nem o jogo é possível.
O limite é a limitação de tempo e espaço para determinado jogo. O jogo tem momento certo para começar e acabar, assim como um espaço em quepode ser iniciado ou paralisado por consenso dos jogadores. Fora do limite espacial ou após o termino ou paralização, as regras do jogo não são aplicáveis.
As regras para interação são as regras que os participantes concordam em obedecer e que definem o modo como o jogo será operado. Essas regras é que restringiram o espaço do jogo.
Os artefatos são, em maioria, objetos físicos que possuem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnicas de criatividade
  • Técnicas da criatividade
  • Tecnicas de criatividade
  • Ferramentas e Técnicas de Criatividade e Roteiro do Trabalho
  • Habilidades profissionais: competências técnicas, criatividade, ética e comprometimento.
  • Criatividade
  • Criatividade
  • Criatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!