Tecnicas de criatividade

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
18/04/2013

1. Dois problemas são melhores que um
As pessoas resolvem muitos problemas por analogia: resgatando um problema similar antigo e aplicando a mesma solução, ou similar. Infelizmente, estudos descobriram que as pessoas têm dificuldade de lembrar problemas similares que eles já resolveram.
Num estudo não intuitivo, entretanto, Kurtz e Lowenstein (2007)descobriram que tendo doisproblemas ao invés de um tornava mais provável dos participantes lembrarem de problemas que eles já resolveram antes, o que os ajudava a resolver o problema atual.
Então, não evite complicações; junte todas elas. Elas podem muito bem lhe ajudar a resgatar sua memória.
2. Verbos genéricos
Outra ajuda para o pensamento por analogia pode ser obtida escrevendo o problema e, depois, substituindo osverbos do problema por alguns mais genéricos.
O que Clement e outros (1994) descobriram quando testaram esse método é que saltos em analogias são mais fáceis quando problemas são descritos usando termos mais soltos, mais genéricos. Neste estudo, o desempenho melhorou em até mais de 100% em algumas tarefas.
Esta é apenas mais uma de várias técnicas que estimulam o foco na essência do problema, aoinvés de nos seus detalhes específicos.
3. Sinônimos e classificação por categorias
Da mesma forma que trocando os verbos, recodificando o problema usando sinônimos e classificando por categorias pode ajudar.
Isto significa analisar o tipo de problema e encontrar diferentes formas de representá-lo. Lowenstein (2009) enfatiza a importância de se acessar a estrutura subjacente do problema como formade se desenvolver uma solução.
4. Briga! Briga! Briga!
Nossa tendência é pensar que, quando as pessoas estão discutindo, elas ficam com a mentalidade mais estreita e rígida e, consequentemente, menos criativa.
Mas, de acordo com a pesquisa de Dreu e Nijstad (2008), o oposto pode efetivamente ser verdade. Através de quatro experimentos, eles encontraram que, quando num conflito, as pessoas dededicavam mais ao problema e desenvolviam formas mais originais de argumentar.
Estar num conflito social parece dar às pessoas um foco intensamente motivado. Então, para se tornar criativo, comece uma discussão.
5. Pense em amor, não sexo
A pesquisa de Forster e outros (2009) descobriu que quando os participantes do experimento eram preparados com pensamentos de amor, eles se tornavam maiscriativos. Mas quando eles eram preparados com desejos carnais, eles ficavam menos criativos (apesar de mais analíticos).
Apesar de certamente não ser a primeira vez que o amor foi identificado como um estímulo criativo, psicólogos sugeriram um mecanismo cognitivo singular.
O amor nos faz ter pensamentos de longo prazo, então, nossa mente diminui o zoom e raciocinamos de forma mais abstrata eanalógica. O sexo nos faz pensar no presente, resultando num estilo de processo analítico concreto. Para a criatividade, a abstração e a analogia são preferíveis.
7. 7x7
Esta técnica parte de um grande número de ideias sobre um determinado objetivo, geradas de forma não estruturada e reunidas num papel. Depois de recolhidas as ideias, resta defini-las e ordená-las, num processo que se divide em novefases:
1º - Combinar as ideias similares.
2º - Excluir as ideias inúteis ou impraticáveis.
3º - Alterar as ideias, fazendo as combinações que achar relevantes.
4º - Pôr de parte as ideias não adequadas no momento, mesmo que sejam relevantes para o objetivo.
5º - Rever as ideias já ordenadas, para ver se geram outras.
6º - Separar as ideias em sete grupos, com base na sua semelhança ourelacionamento.
7º - Ordenar as ideias principais, por ordem decrescente de utilidade ou de importância, e colocá-las em sete linhas de uma matriz.
8º - Atribuir um título a cada uma das sete colunas que reflita a ideia principal.
9º - Ordenar as colunas, colocando a mais importante ou mais urgente à esquerda.
8. Brainstorming
Quando necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnicas de criatividade
  • Técnicas da criatividade
  • Tecnica de criatividade
  • Ferramentas e Técnicas de Criatividade e Roteiro do Trabalho
  • Habilidades profissionais: competências técnicas, criatividade, ética e comprometimento.
  • Criatividade
  • Criatividade
  • Criatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!