tecidos vegetais

Páginas: 11 (2629 palavras) Publicado: 15 de julho de 2013
http://www.simbiotica.org/tecidosplanta.htm
Tecidos vegetais
A anatomia e morfologia de uma planta, tal como de qualquer outro organismo, dependem das características das suas células constituintes. É sabido que todas as células da planta se formam, por mitose, do zigoto, no entanto, a partir de certa altura o crescimento vegetal está restrito a localizações específicas – meristemas.
Tecidosmeristemáticos
As células que formam os tecidos meristemáticos caracterizam-se por apresentarem núcleos grandes, organitos pouco desenvolvidos, vacúolos pouco desenvolvidos ou inexistentes e paredes celulares finas. Estas células mantêm a capacidade de divisão, sofrendo mitoses mais ou menos contínuas, de modo a originar os tecidos definitivos da planta.

Os meristemas podem ser classificadosde acordo com diversos critérios, nomeadamente localização e origem.
Quanto à localização, os meristemas podem ser:
Meristemas apicais – localizados no ápice caulinar e radicular, onde causam o alongamento da planta;
Meristemas laterais – localizados em anel ao longo da raiz e do caule, causando o engrossamento da planta;
Meristemas intercalares – ao contrário dos restantes são meristemastemporários, originando a formação de novos ramos e folhas.
Quanto à sua origem, os meristemas podem ser:
Meristemas primários – com origem em células embrionárias, são responsáveis pelo alongamento da raiz e do caule, bem como pela formação dos tecidos definitivos primários. Existem três meristemas primários:
Protoderme – forma uma camada contínua de células em volta dos ápices caulinar eradicular, sendo responsável pela formação dos tecidos dérmicos ou de revestimento primários;
Meristema fundamental – envolve o procâmbio por dentro e por fora, originando os tecidos primários de enchimento ou fundamentais;
Procâmbio – localizado no interior dos ápices caulinares e radiculares, em anel, origina os tecidos condutores primários.
Meristemas secundários – com origem em células jádiferenciadas que readquirem secundariamente a capacidade de divisão, são responsáveis pelo engrossamento das estruturas e pela formação dos tecidos definitivos secundários. Existem apenas dois meristemas secundários:
Câmbio vascular – com origem em células do procâmbio ou em células parenquimatosas dos raios medulares, localiza-se no cilindro central, exteriormente ao xilema primário e interiormenteao floema primário. Em corte transversal as suas células parecem pequenos quadrados, mas em corte longitudinal pode perceber-se que existem dois tipos de célula, uma longa e fusiforme que origina as células vasculares e um curta que origina os raios medulares;
Câmbio suberofelogénico – com origem em células do córtex, epiderme ou mesmo do floema, localiza-se na zona cortical, geralmente logoabaixo da epiderme. As suas células apresentam um corte transversal rectangular e forma para o exterior súber e para o interior feloderme. Ao conjunto, súber, câmbio suberofelogénico e feloderme, chama-se periderme.
Tecidos definitivos: Independentemente do modo como os meristemas apicais se encontram localizados, as células por eles produzidas não se encontram organizadas ao acaso, mas simagrupadas em tecidos. Estes tecidos podem ser classificados segundo diversos aspectos, nomeadamente:
 
Tipo de tecidos
Características
Origem
Primários
Formados a partir de meristemas primários

Secundários
Formados a partir de meristemas secundários
Constituição Celular
Simples
Com um único tipo de célula

Complexos
Com vários tipos de células
Função
Dérmicos
Tecidos de revestimento eproteção

Vasculares
Tecidos de transporte de água e/ou solutos

Fundamentais 
Tecidos de preenchimento, fotossintéticos ou de armazenamento.
Tecidos fundamentais – Parênquima
O tipo básico de célula vegetal corresponde a uma célula de parênquima, com origem no meristema fundamental. Apresentam uma enorme totipotência, podendo regenerar toda a planta, tendo por esse motivo um importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecidos Vegetais
  • tecidos vegetais
  • Tecidos vegetais
  • Tecidos vegetais
  • Tecidos Vegetais
  • Tecidos Vegetais e Órgãos Vegetais
  • Tecidos Vegetais
  • Tecidos Vegetais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!