Tecidos Vegetais

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 19 de maio de 2015
Tecidos Vegetais
A vida das plantas depende da interação entre seus mais diversos tecidos, que podem ser classificados em dois grandes tipos:
Os tecidos meristemáticos, também conhecidos comomeristemas, que são responsáveis pelo crescimento da planta em comprimento e espessura, e possuem células indiferenciadas.
E os tecidos adultos, ou permanentes, que derivam dos meristemas e possuemcélulas diferenciadas. Tais tecidos são compostos por: tecidos de condução, de sustentação, de revestimento e os parênquimas.
Tecidos de condução: constituem o sistema vascular da planta, e sãoformados pelo xilema e floema. O xilema transporta até as folhas a seiva bruta, que é constituída por água e sais minerais. Já o floema envia para outras partes da planta a seiva elaborada, ou seja, matériaorgânica dissolvida em água.

Tecidos de sustentação: O colênquima é um tecido flexível, localizado mais externamente no corpo do vegetal e encontrado em estruturas jovens como pecíolo defolhas, extremidade do caule, raízes, frutos e flores. As células do colênquima são alongadas, irregulares e encontram-se dispostas em forma de feixes. O esclerênquima é um tecido mais rígido que ocolênquima. As células mais comuns do esclerênquima são as fibras e os esclerídeos, também chamados escleritos.


Tecidos de revestimento: são formados pela epiderme, formada por células vivas,achatadas, justapostas, que reveste externamente os órgãos da planta, e além da função de proteção, é responsável pela absorção de água e sais minerais, excreção, secreção e trocas gasosas. E pelo súber oucortiça, composto de células mortas, infladas e que apresentam paredes celulares dotadas de suberina (substância graxa) e é produzido pelo felogênio.
Parênquimas: são encontrados na raiz, caule,folhas, frutos e sementes e tem origem no meristema fundamental. Os parênquimas podem ser divididos em: parênquimas de preenchimento, ocupam espaços entre outros tecidos, formam boa parte da medula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecidos vegetais
  • Tecidos vegetais
  • Tecidos vegetais
  • Tecidos Vegetais
  • Tecidos Vegetais e Órgãos Vegetais
  • Tecidos Vegetais
  • Tecidos Vegetais
  • tecido vegetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!