tecidoepitelial

1243 palavras 5 páginas
Também conhecido como epitélio, este tecido aparece revestindo o corpo e forrando as cavidades como, por exemplo, o tubo digestivo ou ainda o sistema respiratório, conferindo proteção contra atritos, invasão de microrganismos ou evaporação. Serve também para absorção de alimentos, oxigênio, entre outros.

1. HISTOLOGIA

Reprodução
Associação entre o tecido epitelial e a lâmina própria ou tecido conjuntivo.

A histologia é a ciência que estuda os tecidos. Podemos definir tecidos como sendo “o conjunto de células que desempenham a mesma função”.
2. TECIDO EPITELIAL

2.1 – CARACTERÍSTICAS

O tecido epitelial é bastante abrangente em nosso organismo. Dependendo do órgão em que se encontra, este tecido pode desempenhar diversas funções tais como: absorção e secreção de substâncias (tecido epitelial glandular), proteção e até mesmo a percepção de determinadas sensações (calor, frio, etc).
O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos quanto à função por ele desempenhada: tecido epitelial de revestimento (proteção e percepção de sensações) e tecido epitelial glandular (secreção de substâncias).

O tecido epitelial se caracteriza por ser um tecido onde as células que o formam estão extremamente unidas, justapostas. Esta característica não permite que haja praticamente nenhum espaço intercelular. Por isso, o tecido epitelial também é caracterizado por apresentar pouca ou nenhuma substância intercelular. Graças a estas características o tecido epitelial pode desempenhar com sucesso a função de proteção e revestimento. Outra característica fundamental do tecido epitelial é o fato de ser avascular, ou seja, não apresentar vasos sanguíneos. Isto faz com que os nutrientes e o oxigênio necessários à manutenção de um tecido cheguem através do processo de difusão a partir de tecidos próximos como o tecido conjuntivo. Uma característica que também é extremamente importante é a constante renovação que passa o tecido epitelial. Pelo fato de estarem em contato

Relacionados

  • tecidoepitelial
    1243 palavras | 5 páginas
  • tecidoepitelial
    1243 palavras | 5 páginas
  • Filamentos Intermedi Rios
    659 palavras | 3 páginas
  • Relatórios
    1183 palavras | 5 páginas