Tebd

2115 palavras 9 páginas
Conceito de Data Warehouse (DW)
Um DW é uma coleção de dados orientada por assuntos, integrada, variante no tempo e não volátil, que tem por objetivo dar suporte aos processos de tomada de decisão.
Os dados dos sistemas operacionais irão constituir a base de carga do DW.
Esses dados, após sofrerem um processo de transformação, irão ser associados a um novo ponto no eixo do tempo e armazenados no DW. Contudo, um DW irá exigir mais recursos do que os vistos anteriormente e, portanto, serão incluídas também informações vindas de várias outras fontes internas (planilhas eletrônicas, documentos textuais, etc.) bem como fontes externas (jornais, revistas etc.).

Características

1. Orientado por Assunto
Refere-se ao fato de que os dados estão organizados de acordo com os assuntos de interesse da empresa, como por exemplo: produto, cliente, loja. Em contrapartida, os dados dos sistemas operacionais estão organizados de acordo com a funcionalidade da empresa, como por exemplo, no caso de uma escola: aluno, servidor, matrícula.
Esses assuntos serão armazenados em um conjunto de tabelas relacionadas, não necessariamente, todas essas tabelas devem estar com o mesmo nível de resumo ou no mesmo dispositivo de armazenamento.

2. Integrado
Refere-se ao fato de que todo dado, trazido dos sistemas operacionais para o ambiente de DW é, anteriormente, consolidado, de forma que passe a ter um único significado. Como exemplo, considere o atributo “sexo” que, em uma aplicação é tratado como “m/f”, em outra como “1/0”, outra como “x/y” e outra como “masculino/feminino”. Para ser transportado para o DW, o dado tem que ser codificado de uma única forma.

3. Variante no Tempo
Refere-se ao fato de que as estruturas de dados no DW sempre contêm um atributo de tempo, ou seja, a cada mudança ocorrida num dado, uma nova entrada é criada e não atualizada, como acontece nos sistemas operacionais.
O DW pode ter resumos anuais e mensais como também diários e semanais. Sabe-se que

Relacionados

  • seila
    653 palavras | 3 páginas
  • Estudante
    17775 palavras | 72 páginas
  • Business Plan :: Bar do Leitão
    23450 palavras | 94 páginas