Teatro grego resumo

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicassofrem a influência suas influências. Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas. O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, porexemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou aganhar uma certa organização, sendo representada para diversas pessoas.

Durante o período clássico da história da Grécia (século V a.C.) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: atragédia e a comédia. Ésquilo (525 – 456 a.C.) e Sófocles(496 – 406 a.C.) são os dramaturgos de maior importância desta época. A ação, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nosteatros gregos desta época. Não podemos deixar de destacar também o dramaturgo ateniense Aristófanes(445 – 386 a.C.) foi um dos mais proeminentes autores desse gênero teatral e se destacou pelo trabalhorealizado em peças como As nuvens, A paz e As vespas. Suas comédias eram fortes sátiras que criticavam diversos aspectos sociais e políticos da sociedade ateniense.

A tragédia era o gênero maisantigo do mundo e os temas eram relativos a religião ou contos de heróis. Já a comédia, o gênero novo que acabou caindo nas graças dos gregos, tinha temas mais voltados para o cotidiano, para oscostumes, existiam até mesmo críticas aos governantes e na grande maioria das vezes eram tratados com sátiras.

Nesta época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadasmontanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teatro grego
  • Teatro Grego
  • Teatro Grego
  • Teatro grego
  • Teatro Grego
  • Teatro grego
  • Teatro grego
  • Teatro Grego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!