TE RICOSS

1786 palavras 8 páginas
TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Jean Piaget Cientista suíço que Nasceu em Neuchatel, em 9/8/1896 e morreu em 17/8/1980. Seu estudo se restringiu ao processo pelo qual o ser humano adquire conhecimentos. Piaget dividiu os períodos de acordo com o aparecimento de novas características de pensamento e que, por sua vez, intervém no desenvolvimento do indivíduo.
1º período: sensório motor (0 a 2 anos); - 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos); - 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); - 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante). Cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o ser humano consegue fazer nessas faixas etárias.
Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos. Neste período, fica evidente que o desenvolvimento físico motriz acelerado é suporte para o aparecimento de novas habilidades. No período de 2 a 7 anos, há a maturação neurofisiológica e, com esta, completa-se e amplia-se a motricidade permitindo o desenvolvimento de novas habilidades como a coordenação motora fina. Pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente
Em um curto espaço de tempo, por volta de dois anos, a criança evolui de uma atividade passiva em relação ao ambiente para uma atitude ativa e participativa. Começa a imitar regras e a compreender algumas palavras, e é capaz da fala imitativa. A 1ª infância (de 2 a 7 anos) é o período mais importante, quando se dá o aparecimento da linguagem e irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes do desenvolvimento da linguagem e da cognição.

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Lev Vygotsky Nasceu em 1896 em Arsha, perto de Minsk, capital da Bielo Rússia. Era médico.
Ele acreditava que a criança é um (ser) indivíduo social. Criou a

Relacionados

  • transformadores isolados a oleo
    4890 palavras | 20 páginas