Tcoqueville

712 palavras 3 páginas
Tcoqueville

Tcoqueville viveu em um momento pós-constituição americana, isso teve influência direta em suas obra, destacando nelas o fato democrático. Partindo de certas características estruturais da sociedade moderna comparando-as com as diferentes sociedades modernas. O autor constata certas características associadas à essência de toda a sociedade moderna, ou democrática, mas acrescenta que, a partir desses fundamentos comuns, há uma pluralidade de regimes políticos possíveis.
Entre 1831-1832 Tcoquevilleviajou para os Estados Unidos para estudar o sistema penal, porém o que impressionou foi a eficiência do regime democrático desta experiência na América ele extraiu material suficiente para escrever um dos maiores clássicos da sociologia política moderna: A Democracia na América.Dividindo-a em duas partes. Na primeira, Tocqueville descreveu os aspectos geográficos do Novo Mundo, as origens dos anglo-americanos e as características mais notáveis dos Estados Unidos: a soberania e a democracia absoluta do povo, apresentando os costumes e a sociedade americana. Após um sumário das peculiaridades das instituições políticas americanas, analisou aquilo que, na sua concepção, era o maior dos males da sociedade americana: a tirania da maioria. Na segunda parte, tratou do impacto da tirania da maioria sobre a estrutura e a dinâmica da sociedade americana.
Tocqueville considerou uma diversidade de caminhos que as nações poderiam seguir para a realização da democracia. Assim, disse que as sociedades democráticas podem ser liberais ou tirânicas. Identificou dois grandes perigos que ameaçavam as democracias: de um lado, a tirania da maioria e, do outro, o despotismo do Estado.
Em sua obra A Democracia na América, tocqueville procurou construir um“tipo ideal” de democracia.
De acordo com Tocqueville, a principal finalidade da obra era fazer conhecer as leis dos Estados Unidos. Três coisas parecem concorrer para a manutenção da democracia. Primeiro, a forma federal que

Relacionados

  • Resenha de Politica
    1587 palavras | 7 páginas