Tcd - elaboração e análise deprojetos

526 palavras 3 páginas
TÍTULO:
Projetos Racionais e sua Importância
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é apresentar de forma sucinta a importância de um projeto elaborado de forma racional por seus executores. Serão mostrados os mecanismos utilizados pelos envolvidos no processo, assim como as ferramentas modernas que se encontram a disposição de quem deseje aplicá-las.
JUSTIFICATIVA:
A utilização das técnicas disponíveis para elaboração de projetos, aliadas ao conhecimento obtido durante o desenvolvimento, podem determinar o prosseguimento ou revisão das etapas seguintes, sempre buscando a resposta mais adequada às necessidades propostas inicialmente.
INTRODUÇÃO:
Entre tantas definições de projeto, a mais adequada ao tema deste trabalho é: um empreendimento detalhado e planejado com clareza, com datas de inicio e fim, tendo como aspecto relevante as limitações de tempo, custo e recursos.
Deve estar organizado em um conjunto de atividades contínuas e interligadas a ser implantadas, voltadas a um objetivo comum de caráter ambiental, educativo, cultural, social, científico e/ou tecnológico.
DESENVOLVIMENTO:
De acordo com a definição acima todo projeto possui características em comum, a saber:
- Temporalidade, unicidade, incerteza, complexidade (depende do número de tarefas envolvidas), grau de precisão do objetivo (depende do grau de incerteza e do grau de complexidade).
Sendo essas grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a complexidade e a incerteza menor será a precisão do objetivo e vice versa. Essa relação é conhecida como Cubo da Incerteza.
O Grau de complexidade, singularidade e precisão do objetivo, determina o grau de incerteza do projeto.
Muitos projetos fracassam devido à falta de atenção aos seguintes fatores:controle e treinamento inadequado; falta de liderança do gerente de projeto e de integração entre as áreas-chave do projeto; cenário macro-ambiente desfavorável; objetivos mal definidos; tentativa de vender o projeto a qualquer custo;

Relacionados