Capm

Páginas: 2 (278 palavras) Publicado: 13 de julho de 2011
CAPM (Capital Asset Pricing Model)

O CAPM pode explicar a relação de risco x retorno em ações no mercado, auxiliando na tomada de decisão de investimentos. Oconhecimento das técnicas de avaliação de risco possibilita minimizar os prejuízos futuros.
É importante e necessário o domínio das ferramentas de análise de risco x retorno dosativos para que se possa ingressar no mercado financeiro com um mínimo de informações consistentes que norteiem a tomada de decisão por parte do investidor, para que o mesmo tenhapleno conhecimento dos riscos envolvidos em tais operações.
A idéia do modelo CAPM é combinar um ativo livre de risco com um nível de retorno mínimo a uma carteira formadapor ativos com riscos. Acontece que no mundo atual os mercados não são perfeitos e os agentes são avessos ao risco. Isto significa que para assumir um risco de um investimentoexistirá incerteza quanto ao seu retorno. Para que um investimento seja considerado arriscado não é preciso que seus resultados esperados sejam desfavoráveis, basta que sejamincertos.
Assim, um ativo é muito arriscado quando seu retorno é muito imprevisível ou vice-versa. Outro atributo do mercado eficiente é o alto grau de flexibilidade navariação das taxas de retorno dos ativos, decorrentes de uma nova informação, ou por ajuste no preço do título quando se percebe que seu retorno exigido é diferente do retorno esperado.Embora não seja aplicável a todos os ativos, alguns autores afirmam que, o CAPM fornece uma referência conceitual útil para avaliar a relação entre risco e retorno. Apesarde alguns dos pressupostos teóricos não estarem de conformidade com a realidade econômica que atualmente se apresenta, o CAPM ainda é uma ferramenta amplamente utilizada.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capm
  • CAPM
  • CAPM
  • MODELO CAPM
  • Modelo CAPM
  • Analise capm
  • Modelo CAPM
  • O modelo CAPM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!