tcc treinamento funcional para idoso

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013




1) envelhecimento

O envelhecimento pode ser entendido como a consequência da passagem do tempo ou como o processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna mais velho. Esta tradicional definição tem sido desafiada pela sua simplicidade (AUTOR , ANO) .
O envelhecimento caracteriza-se por um processo biopsicossocial de transformações, ocorridas ao longoda existência, suscitando diminuição progressiva de eficiência de funções orgânicas (biológica), criação de novo papel social que poderá ser positivo ou negativo de acordo com os valores sociais e culturais do grupo ao qual o idoso pertence (socio-cultural); e pelos aspectos psiquicos vistos tanto pela sociedade quanto pelo próprio idoso (psicológico) (AUTOR , ANO).
O envelhecimento éuma parte importante de todas as sociedades humanas, refletindo as mudanças biológicas, mas também as convenções sociais e culturais. Também na maioria das sociedades é comum a negação do processo de envelhecimento e dos eventos a este associados. (AUTOR , ANO)
Envelhecimento e Atividade Fisica AQUI ESSE TÍTULO NÃO APARECE
A prática regular de exercícios físicos é aspectofundamental no processo de implantação de um programa específico para a promoção da saúde de pessoas da terceira idade e na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento. (AUTOR , ANO)
Hábitos saudáveis como: não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, uma alimentação
balanceada, um repouso diário entre 7 a 8 horas, controle do estresse, vida social ativa, entre outros hábitos,irão auxiliar na promoção e na manutenção de uma qualidade de vida. (AUTOR , ANO)
A prática regular de exercícios físicos para as pessoas da terceira idade além de ser fundamental, é o aspecto que exerce extrema importância na exposição e estimulação aos benefícios mais agudos e crônicos de sua prática. A inserção de uma rotina de exercicios físicos no estilo de vida de pessoas idosas trazresultados quase que imediatos, pois estes são visíveis em curto prazo. (AUTOR , ANO)
Entre os benefícios causados, pode-se destacar um aspecto crucial na vida dos idosos, que é a diminuição de riscos de quedas e fraturas. Além das doenças e problemas de saúde como hipertensão arterial, osteoporose, artrite e depressão, os exercícios físicos também podem diminuir a taxa de gorduracorporal e aumentar a força muscular. Idosos com boa aptidão física conseguem desempenhar as atividades básicas da vida diária não dependendo de outras pessoas e assim ter autonomia. (AUTOR , ANO)
Os benefícios dos exercícios físicos para pessoas da terceira idade podem ser tanto físicos, sociais, quanto psicológicos. Ao praticar exercícios físicos regularmente os idosos tendem a diminuir seusníveis de triglicerídeos, reduzirem sua pressão artéria, aumentar colesterol HDL, aumentar à sensibilidade das células a insulina, reduzir da gordura corporal, aumentar a massa muscular, diminuir a perda mineral óssea, entre outros diversos fatores positivos para o praticante.
Praticar “Exercícios físicos diários – principalmente os aeróbios, de impacto,
exercícios de peso e resistência – emintensidade moderada, com este trabalho físico, estará
garantindo a independência da vida do idoso” (VELASCO, 2006, p.111). ESCREVER COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS
Podemos concluir que os exercícios físicos atuam de forma aguda e crônica nas mais diversas doenças. Exercícios resistidos ajudam à manutenção da massa muscular e na densidade óssea, fortalecendo os músculos e os ossos.Exercícios aeróbios auxiliam na perda de gordura corporal, melhoram a capacidade cardiorrespiratória fortalecendo o coração e os pulmões. Os exercícios físicos também vão atuar na vida social do idoso, fazendo com que ele se mantenha motivado e ativo, podendo assim executar as tarefas diárias normalmente se dificuldade e com maior mobilidade e facilidade. (AUTOR , ANO)



Treinamento Funcional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Treinamento funcional para idosos
  • beneficios do treinamento funcional para idosos
  • Efeitos Do Treinamento Funcional Na Mobilidade De Idosos
  • Os efeitos do treinamento de força na capacidade funcional do idoso
  • O que é um treinamento funcional ?
  • treinamento funcional
  • treinamento funcional
  • treinamento funcional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!