TCC TELLER DE TESIS

3018 palavras 13 páginas
UNIVERSIDAD TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL
Creada por ley N 822 del 12-01-96
La Universidad sin fronteiras

EDILSON RODRIGUES DOS SANTOS

Dificuldades da aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Santa Luzia no ano 2016 no Estado de Sergipe

Assunção
Julho 2015

1.2 PROBLEMA
Quais as dificuldades encontradas pelos docentes na leitura e escrita nos anos iniciais das escolas municipais de Santa Luzia no ano 2016 no Estado de Sergipe?
As formas tradicionais de alfabetização inicial consistem num método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos.
Porem, muitos desses professores não está capacitado para compreender algumas dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.
Na aprendizagem inicial as práticas utilizadas são, muitas vezes, baseadas na junção de silabas simples, memorização de sons decifração e copia. Tais maneiras fazem com que a criança se torne um espectador passivo ou receptor mecânico, pois não participa do processo de construção do conhecimento.
Para Ferreiro (1996) a leitura e escrita são sistemas construídos paulatinamente. As primeiras escritas feitas pelos educandos no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor,porque de alguma forma os seus esforços foram colocados nos papéis para representar algo.
Considerando que a pesquisadora Emilia Ferreiro realizou diversos estudos acerca do processo de alfabetização, escolhi o tema ”O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO EMILIA FERREIRO”, para conhecer algumas propostas e aspectos, e entender como a autora explica os processos e formas mediante as quais a criança chega a ler e escrever. Segundo Ferreiro (1996, p.24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem duvida, em um ambiente social. Mas as praticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.”.
Atualmente, muitos

Relacionados