TCC Lei 11.638 Lei das S.A.

Páginas: 117 (29005 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO


A Contabilidade Brasileira nos anos de 2007, 2008 e no atual 2011, sofreu grandes modificações, assim, a fim de demonstrar que as modificações na Contabilidade são constantes desde seu surgimento, esse trabalho visa apresentar a história da Contabilidade e do profissional contábil em nosso País.
A Contabilidade sempre teve seus avanços relacionados com a evolução da humanidade,como será demonstrado durante o desenvolvimento do trabalho.
Os passos percorridos pela Contabilidade no Brasil foram lentos, como se observa nas datas em que ocorreram os primeiros fatos regulatórios da Contabilidade até sua regulamentação como profissão.
Durante toda a fase de evolução da Contabilidade Brasileira, grandes profissionais contábeis se destacaram, não só pela sua grandecapacitação, mas também pela determinação destes em contribuir para um melhor equilíbrio e desenvolvimento dos aspectos contábeis, seja na aplicação empresarial quanto na didática de ensino.
Espera-se que este trabalho seja visto como um passo dado pela Contabilidade brasileira de muitos que ainda estão por vir.










1 A DESCOBERTA DA CIÊNCIA CHAMADA CONTABILIDADE


O capítulo tem comoobjetivo apresentar a origem contábil, suas escolas e a relação com a evolução da humanidade, observando não ser possível mensurar precisamente a data onde se inicia a Contabilidade. Ficará evidenciado que a Contabilidade caminhou e caminha lado a lado com o aumento da necessidade do usuário final.


1.1 A Origem Contábil


Surgida a aproximadamente 4.000 a.C. (antes de Cristo), aContabilidade teve seu primeiro indício quando o homem primitivo começou a sentir a necessidade de contar, controlar e preservar seus bens, tais como instrumentos de caça, alimentos e rebanhos.
Iniciava-se nessa fase o escambo, ou seja, a troca de mercadorias, pois nessa época não se tinha o valor monetário dos produtos para a execução da atual compra e venda.
Conforme descrito por Sérgio de Iudícibus(2002) observa-se que a Contabilidade já estava presente desde antes de Cristo, não como forma de débito e crédito, mas de forma a demonstrar o patrimônio de alguém.
Como comprovação da existência, pode-se citar o seguinte texto Bíblico:

E era o seu gado sete mil ovelhas, três mil camelos e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas (Jó 42:3).
E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó,mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, e mil juntas de bois e mil jumentas (Jó 42:12).


Os registros que evidenciam a existência de controles contábeis nessa época, são, o papiro1, feito pelos egípcios e a escrita cuneiforme2 no Oriente.
O desenvolvimento da Contabilidade sempre esteve atrelado à evolução da humanidade. Esta notória associação foraressaltada por grandes estudiosos e pensadores sob distintas opiniões e aspectos, destacando alguns trechos citados na Revista Administração On Line – FECAP (2004):


Melis (1950) ... A Contabilidade é tão antiga quanto as civilizações, sendo sua história uma consequência das necessidades econômicas das civilizações... Vlaemminck (1961)... Destaca que a Contabilidade auxilia a evolução econômica dascivilizações, enfatiza um paralelo entre a evolução da economia e a evolução das técnicas das contas...Iudicibus (1993)... a evolução da Contabilidade está diretamente associada ao desenvolvimento comercial e social de cada época...Sá (1997)... O progresso da Contabilidade coincidiu com a evolução da humanidade e assim pode-se dizer que a Contabilidade nasceu com a civilização...Schimidt (2000)...A Contabilidade é uma ferramenta que progrediu junto com a humanidade...


Apesar das citações serem de épocas distintas, observa-se que todas possuem a mesma idéia da importância da Contabilidade e do seu desenvolvimento juntamente com a sociedade.
Pode-se dizer que a Contabilidade como um sistema de conhecimentos, tem como responsabilidade demonstrar claramente as modificações em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei 11.638
  • Lei 11.638
  • Lei 11.638
  • Perspectivas da profissão contábil face a reforma da lei das s.a. (11.638/07)
  • Lei 11.638/07
  • Mudanças nas leis 11.638/07
  • Lei 11.638/07
  • Influências da lei 11.638/07

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!