tcc enfermamagem

605 palavras 3 páginas
CONCEITO DE ENVELHECIMENTO

Do ponto de vista demográfico, no plano individual, envelhecer significa aumentar o número de anos vividos. Paralelamente à evolução cronológica, coexistem fenômenos de natureza biopsíquica e social, importantes para a percepção da idade e do envelhecimento. Nas sociedades ocidentais é comum associar o envelhecimento com a saída da vida produtiva pela via da aposentadoria. São considerados velhos aqueles que alcançam 60 anos de idade. É difícil caracterizar uma pessoa como idosa utilizando como único critério a idade. Além disso, neste segmento conhecido como terceira idade estão incluídos indivíduos diferenciados entre si, tanto do ponto de vista socioeconômico como demográfico e epidemiológico. Na análise de Parahyba (1998), relativa aos indicadores sociais deste grupo populacional, os diferenciais por sexo, educação e renda costumam ser bastante expressivos.
Mesmo reconhecendo que a idade não é o único parâmetro para definir o processo sociodemográfico do envelhecimento, a fim de facilitar a análise dos dados e a construção dos indicadores selecionados, o presente trabalho adotou como critério de classificação do idoso, as pessoas com 60 anos ou mais de idade.

A perspectiva de crescimento de população idosa no Brasil é crescente, porém está separada também por outra característica que é o sexo, descrito na tabela abaixo.

IINTRODUÇÃO

O maior problema em cuidar de um familiar idoso é o tempo necessário dispor ao cuidado e as condições físicas e financeiras, deslocamento para as necessidades do dia-a-dia como médicos, etc.
Uma das opções encaradas pelas famílias de idosos que não se dispõe de tempo ou habilidade para cuidar do idoso, é a contratação de pessoas para trabalhar e seu domicilio. No entanto esta pratica se torna vulnerável a situações de agressão e maus tratos ao idoso por falta de monitoramento e preparação do responsável.

Dentro de todo este contexto projetamos a criação de uma instituição afim de se

Relacionados