tcc cadeira ginecológica para cadeirantes

17844 palavras 72 páginas
1 INTRODUÇÃO
Verifica-se atualmente uma crescente importância ao tema inclusão social; no intuito de difundir cada vez mais a inserção de pessoas portadoras de deficiências na sociedade; derrubando assim, obstáculos que prejudicam tal integração. Podemos destacar grandes avanços no sentido desta inclusão social abrangendo todos os tipos de deficiências que por sua vez vêm buscando cada vez mais o seu espaço dentro da sociedade e a liberdade para realizar suas tarefas diárias.
Em contrapartida à situação apresentada verifica-se uma grande deficiência no que diz respeito a mobiliários e equipamentos que venham prover a acessibilidade e facilidade quanto ao seu uso. Neste sentido, este trabalho terá como proposta o desenvolvimento de uma mesa ginecológica funcional, voltado para pessoas portadoras de deficiência física sob a forma de cadeirantes, agindo como um facilitador da acessibilidade em suas atividades referentes a saúde íntima de rotina. O mobiliário proposto irá auxiliar e otimizar o usuário em suas necessidades dentro do espaço de Saúde pública; atendendo adequações ergonômicas e conceitos do design universal, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das cadeirantes.
2 AS PRINCIPAIS DEFICIÊNCIAS DO CADEIRANTE
2.1 CONCEITUANDO TERMOS
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2004, p. 97), através da NBR 9050:2004, aponta que a definição para deficiência é “Redução, limitação ou inexistência das condições de percepção das características do ambiente ou de mobilidade e de utilização de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos, em caráter temporário ou permanente”. E, ainda, destaca que pessoa com mobilidade reduzida é:
Aquela que, temporária ou permanentemente, tem limitada sua capacidade de relacionar-se com o meio e de utilizá-lo. Entende-se por pessoa com mobilidade reduzida, a pessoa com deficiência, idosa, obesa, gestante entre outros (ABNT NBR 9050:2004, p.97).
Já Araújo (2003), analisa em seu trabalho sobre o

Relacionados

  • Pdi FJK
    34327 palavras | 138 páginas
  • Biologia
    55863 palavras | 224 páginas
  • Biologia
    55863 palavras | 224 páginas
  • envelhecimento
    60863 palavras | 244 páginas