Tecnologia Informcacao

941 palavras 4 páginas
Fundamentos de TI
A TI na Empresa

Carlos Alexandre de Moraes
Entrevista realizada com o responsável da TI de uma empresa
Qual a empresa? Quais são suas principais atividades?
- A empresa que a entrevistada trabalhou é a HP, uma empresa multinacional que atua como consultora em soluções de software, sendo seu ponto forte a fabricação de hardware, como impressoras e calculadoras.
Dentro da HP, existiam diversos clientes e a entrevistada prestava serviços para a empresa GM (General Motors), uma das maiores montadoras automobilísticas instaladas no Brasil e presente em diversos países.
Qual a tecnologia implantada? Por que surgiu a necessidade de implantá-la?
- A tecnologia implantada o sistema de gestão, SAP.
A necessidade de implantação surgiu quando se verificou que possuir diversos sistemas para gestão (praticamente um sistema para cada setor da empresa) aumentava a duplicidade de informação, facilitava a inconsistência dos dados, aumentava tempo para obtenção de dados e relatórios. Além disso, muitas vezes não se sabia onde buscar a informação desejada.
A qual item de infraestrutura de TI ela se encaixa?
- A tecnologia implantada foi um ERP.
ERP é um sistema integrado de gestão empresarial. O SAP, produto fabricado pela empresa alemã SAP AG, é o líder no segmento de software corporativos, tendo cerca de 90 mil clientes em todo o mundo, segundo a própria SAP. A grande maioria dos clientes, são empresas de grande porte devido seu alto custo de aquisição e implantação.
Qual seu objetivo?
- Em um ERP ficam centralizados todos os dados de todos os setores da empresa. Uma única fonte de dados que promove integração entre diferentes setores e facilita o tráfego de informações.
Quais as fases realizadas para Planejamento?
- Primeiramente, houve o estudo para escolha do software ideal disponível no mercado.
Após a escolha, aconteceram diversas reuniões entre a área de gestão da GM e as áreas de tecnologia da HP e SAP. Nessas reuniões

Relacionados

  • Esccola
    6990 palavras | 28 páginas