TCC - Avaliação de concreto armado por meio de ensaios não destrutivo - BRUNO LEANDRO DOS SANTOS RODRIGUES

1714 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

Estruturas de concreto armado se deterioram com o tempo. Este processo de deterioração pode levar à degradação ao longo do tempo e possivelmente chegar ao colapso. Portanto, é necessário que sejam feitas inspeções periódicas para avaliar a extensão, implicações e estado atual do processo de deterioração (SAHUINCO, 2011).
Um dado importante a verificar quando se estuda o estado de deterioração do concreto é o tempo de vida útil do mesmo. A norma NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto (ABNT, 2006), descreve o tempo de vida útil como o período de tempo durante o qual se mantêm as características das estruturas de concreto sem exigir medidas extras de manutenção e reparo. É após esse período que começa a efetiva deterioração da estrutura, com o aparecimento de sinais visíveis como: produtos de corrosão da armadura, desagregação do concreto, fissuras, etc. A norma pressupõe uma vida útil de no mínimo 50 anos.
O uso de ensaios tecnológicos pode fornecer informações valiosas para os engenheiros na avaliação da integridade estrutural e na manutenção de uma estrutura existente. Os métodos de ensaios não destrutivos, em especial, podem ser aplicados a elementos estruturais, os quais durante a sua aplicação não reduzem a capacidade funcional da estrutura (SAHUINCO, 2011).
Segundo MEHTA & MONTEIRO (2008), ensaios não destrutivos podem ser utilizados para localizar fissuras, falhas, imperfeições e danos em meios heterogêneos como o concreto. Estes ensaios não destrutivos também servem para detectar áreas insalubres ou de concreto suspeitos de estar significativamente abaixo do nível de resistência exigida pelo projeto, ou o nível de durabilidade.

Objetivos
Objetivo geral: avaliar a integridade de estruturas verticais de concreto armado do IFMT - Campus Cuiabá, por meio de métodos não destrutivos.
Objetivos específicos: - determinar o grau de carbonatação do concreto; - estimar a resistência à compressão do concreto a partir de índices

Relacionados