Taxonomia e Sistemática

Páginas: 10 (2444 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2014
E. E. Dr. Waldemar Neves da Rocha

Biologia







Nome: Priscilla Borges
Turma: 3ºB
Nº: 40
Sumário


•Taxonomia e Sistemática
•Noções de Sistemática Filogenética
•Sistemática, uma área em constate evolução
•Historia da Classificação
•Os grupos dos eucariontes
•Estrutura dos Vírus
•Vírus e Bactérias: Os bacteriófagos
•Vírus de Plantas


Taxonomia e Sistemática
Ossistemas de classificação são divididos em artificiais, aqueles que não se baseiam na relação do grau de parentesco evolutivo entre seres vivos, e naturais os que buscam entender essa relação.
 
Como dito anteriormente, a parte da Biologia responsável pela nomenclatura e classificação dos seres vivos é chamada de taxonomia. O professor e médico sueco Carl Von Linné foi importante na definiçãodesse sistema, em 1735, descrevendo o livro Systema Naturae. Ele acreditava que os seres vivos foram formados por uma divindade e desde a criação do mundo, o número de espécies que surgiram no planeta era contínuo.

Taxonomia de Lineu
O método de classificação dos seres vivos foi proposto por Carl Von Linné, no português, Lineu. Ele era um médico e botânico sueco que reuniu os seres vivos em cincogrupos taxonômicos: reino, classe, ordem, gênero e espécie. Após sua classificação, foram acrescentados mais outros dois grupos: Filo ou Divisão e Família.

As espécies semelhantes se agrupam no mesmo gênero. Gêneros semelhantes são agrupados em uma mesma família. Famílias semelhantes são agrupadas numa mesma ordem, que são agrupadas em classes, depois em mesmos filos ou divisões e, por último,em reinos.

A partir do sistema de Lineu, modificações foram feitas. Os sistemas atuais, com base no parentesco evolutivo entre espécies, procuram testar hipóteses e construir a filogenia ou filogênese, que seria estabelecer as principais linhas de evolução dos grupos e não acreditavam na ideia de que as espécies eram imutáveis.
A área que estuda a taxonomia e a filogenia é chamadade Sistemática.
 
Sistemática
A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende aclassificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. 

O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou arespeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. Para isso se utilizam também características ecológicas, fisiológicas, e todas as outras que estiverem disponíveis para os táxons em questão. É a esse conjunto de investigações a respeito dos táxons que se dá o nome de Sistemática. Nos últimos anos têm sido tentadasclassificações baseadas na semelhança entre genomas, com grandes avanços em algumas áreas, especialmente quando se juntam a essas informações aquelas oriundas dos outros campos da Biologia.

Noções de Sistemática Filogenética  
A sistemática filogenética busca refletir o processo evolutivo, delimitando grupos naturais a partir de uma analise diferenciada dos caracteres. Ou seja, a partir do estudodas espécies recentes e fosseis pode-se inferir uma hipótese acerca da historia evolutiva do grupo em estudo, bem como de suas características.
Grupo monofilético: Grupo que inclui o ancestral e todos os seus descendentes.

Exemplo de um grupo monofilético
Clado: É a denominação destes grupos, daí o nome
Cladismo: também aplicado a esta escola.
Cladograma ou Árvore Filogenética: É o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • taxonomia e sistemática
  • Taxonomia sistematica
  • Taxonomia e Sistemática
  • Taxonomia Sistemática
  • Taxonomia e sistemática
  • Sistemática, taxonomia e evolução.
  • Sistemática Taxonomia e Superbacterias
  • Introdução à sistemática e taxonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!