knhkçç

266 palavras 2 páginas
História
O nome é derivado de alume, que é um sulfato duplo de um metal trivalente (alumínio, cromo, ferro) e de um metal alcalino. O isolamento do elemento é atribuído ao químico alemão Friedrich Wöhler em 1827 através da mistura de cloreto de alumínio com potássio. Metal utilizável na forma impura foi produzido em 1829 pelo físico e químico dinamarquês Hans Christian Ørsted.

Disponibilidade
É o metal mais abundante na crosta terrestre, representando cerca de 8,1% (como elemento, é o terceiro mais abundante). Não é encontrado puro. Alguns minerais são bauxita (hidróxidos de alumínio com argilas), criolita (fluoreto de alumínio e sódio), granitos, etc.
O isolamento do elemento é atribuído ao químico alemão Friedrich Wöhler em 1827 através da mistura de cloreto de alumínio com potássio. Metal utilizável na forma impura foi produzido em 1829 pelo físico e químico dinamarquês Hans Christian Ørsted.
Propriedades
O alumínio puro é um metal de cor branca prateada, leve, não magnético e não produtor de centelhas. É um dos metais mais maleáveis e dúcteis. Bom condutor de calor.
No estado puro, é mole e pouco resistente, mas suas propriedades mecânicas são significativamente melhoradas se ligado com pequenas proporções de cobre, magnésio, manganês, silício ou outros elementos.
Símbolo: Al Número atômico (Z): 13 Estado natural: Sólido Caráter: Metálico Massa atômica (MA): 26,982 u Densidade: 2,708 g/cm3 Energia de ionização: 576,8 kJ/mol Ponto de fusão: 660 °C Ponto de ebulição: 2450 °C Raio atômico: 130 pm Eletronegatividade: 1,61 Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1

Relacionados