TATIANE MARIA SOARES DA SILVA FERREIRA2015

Páginas: 31 (7574 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015












































































MEMÓRIA E HISTÓRIA EM LIVRO DIDÁTICOS DE HISTÓRIA:


O Artigo, Memória e História em livro didáticos de História:
O PNLD em perspectiva apresentado por Fabiana Rodrigues de Almeida e Sonia Regina tem como foco a analise da Memória para a composição do quadro, buscando perceber como se configura em toda coleçãocom vistas para as atividades, os textos complementares, o manual do professor e as indicações bibliográficas constantes de cada volume.
Apresenta resultado de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 para a disciplina de História, buscando catografar tanto a presençaquanto a indiferença desses campos (Memória e História ) nos livros didáticos brasileiros.
Para Silva,2009,p.234
A memória produzida hoje é bem diferente da memória gestual, intuitiva, transmitida entre silêncio e saberes reflexos, ela é, sobretudo, memória vivida como um dever e não mais espontânea.

Almeida é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Miranda é Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil.
Para as autoras História e Memória dizem respeito a processos e dimensões dacultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes e teorizadas em seus aspectos distintivos e contraditórios, trazendo a priori o clássico de Pierre Nora (1997).
Acrescenta que ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e a possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código, deixando claroque tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica podendo provocar implicações para o ensino de História.
Apresenta diferentes autores que incitam a reflexão sobre a presença da Memória como um fenômeno político, social e cultural do contexto histórico. Fala sobre as implicações da Memória na cultura de massa e nas cidades,revisitando sua presença na arte, na literatura e nas mídias e dimensionando os efeitos sociais dessa nova mercadoria.
Segundo Huyssem o consumo da Memória é uma prática que esta relacionada aos processos de aceleração do tempo na passagem do do século XX ao XXI estando vinculada ao declínio da visão tecnológica da História.
Exemplificam os movimentosde embate na memória na contemporaneidade como lutas do movimento negro, a Comissão da Verdade entre outros movimentos. Para tanto a Memória serve como elemento de manutenção da chamada dos conflitos e os constantes movimentos de usos do passado em torno dos traumas do nazifáscismo.
Para Paul Ricoeur a Memória é vida e atravessa à existência humana conferindo-lhesignificação, sentido, afetividade, sendo intrínseca a condição humana a busca de formas de localização no tempo e no espaço, sobretudo como forma de nos entendermos enquanto sujeitos dentro de um grupo em diferentes temporalidades.
Afirma que a escola é um lugar potencialmente atravessado por Memórias, e que o desafio interposto ao ensino de História refere-se aos própriosdesafios pela Memória que reivindica lugares, aquece mercado de consumo, elege ou não o que deve ser preservado e que luta contra as avalanches de esquecimento.
Acrescenta que a educação para compreensão da História passa a ter o desafio de lidar com os procedimentos derivados das operações de memória que estão na ordem do dia dos sujeitos e que interferem diretamente na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maria Soares
  • eva maria soares
  • Maria Do Socorro Da Silva Dissertacao
  • Maria Marli Da Silva Carmo
  • Maria raimunda cardoso silva
  • maria isabel da silva
  • MARIA RAIMUNDA CARDOSO SILVA
  • Tereza maria da silva martins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!