tarabalho e educa o filme tempos modernos

449 palavras 2 páginas
.
O filme mostra um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos o rapaz tem problemas de stress, estafa que perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo que é parafuso que encontra pela frente, desorientado e cansado começou a não da produção no serviço, nisto chegou ao ponto de ficar doente devido a estafa do dia a dia no trabalho e como não tinha mais o rendimento que a fábrica queria o mesmo foi demitido.
Outro momento curioso do filme foi o dono da fábrica querer comprar uma máquina que alimentam os operários sem que eles tenham que parar de trabalhar na hora do almoço quer dizer o operário não precisava descansar e sim só produzir.
No início do filme, quando um grande relógio nos mostra a hora da entrada dos operários na fábrica, os enquadramentos se deslocam rapidamente para um amontoado de homens apressados, dirigindo-se a seus empregos e, num rápido corte e edição, esses trabalhadores foram substituídos por ovelhas e carneiros, numa alusão ao fato de que estamos trafegando nesse mundo sem uma clara definição de nossos rumos, seguindo as orientações de "pastores" que não conhecemos em grande parte dos casos.

Em variados momentos, o filme nos apresenta possibilidades de refletir sobre situações relativas ao trabalho no mundo industrial e as relações entre patrões e empregados. Uma dessas situações apresentadas nos mostra o operário desempregado, vagando pelas ruas, próximo a uma esquina, quando um caminhão ao fazer a curva, deixa cair uma bandeira de segurança atrelada a carga (que supomos ser vermelha, tendo em vista a prática adotada em casos como o descrito). Imediatamente ele pega a bandeira e faz sinais para o caminhoneiro tentando avisá-lo da perda de tal objeto e começa a caminhar na direção do veículo, nesse exato instante, uma passeata de trabalhadores em greve vira a esquina e se locomove na mesma direção do operário, que por ter

Relacionados