Tanzaia

5916 palavras 24 páginas
REPÚBLICA UNIDA DA TANZÂNIA
Localiza-se na costa leste da África
Área: 945.090 Km
População: 43,7 Milhões (2009)
Nacionalidade: Tanzaniana(o)
Divisão: 26 Regiões
Governo: República Presidencialista
Presidente: Jakaya Kikwete
Capital: Dodoma
Situada na região denominada África Subsaariana, a Tanzânia possui fronteiras com o Quênia (ao norte), Ruanda, Uganda e Burundi (a noroeste), República Democrática do Congo (a oeste, através do Lago Tanganica), Zâmbia (a sudoeste), Malauí e Moçambique (ao sul), além de ser banhada pelo Oceano Índico, onde está localizada uma ilha que pertence ao país, Zanzibar.

Econômia
A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo em termos de renda per capita, no entanto, a média de crescimento do PIB foi de 7% ao ano entre 2000 e 2008, com a forte produção de ouro e turismo. A economia depende fortemente da agricultura, que responde por mais de um quarto do PIB, 85% das exportações, e emprega cerca de 80% da força de trabalho.
Os restos encontrados em Olduvai indicam que por aqui passaram os antepassados, como o homem Australopitecus com mais de 3 milhões de anos, pelo que seria o primeiro homem no planeta. Mais tarde, muito mais tarde, Tanzânia começou a escrever a sua história como um local de trânsito para os comerciantes que navegaram o Oceano Índico e estavam perto das suas costas para comprar marfim e para vender especiarias. Persas e árabes, principalmente procuravam nestas terras escravos e especiarias, bem como o cobiçado marfim, é neste momento, quando começa a ter os primeiros povos da região, foram os primeiros séculos de nossa era.

Mais tarde, nos séculos dos "descobrimentos", por assim chamados, foram muitos os marinhos que passaram por aqui, portugueses, espanhóis, italianos. No século XVI os Portugueses se estabeleceram na ilha de Zanzibar, o que deu um controlo sobre todo o litoral bastante destacado. Depois foram a árabes que se instalaram na região, deixando-o mais tarde abandonada à sua sorte, o

Relacionados