TANURE, Betania; EVANS, Paul; CANÇADO, Vera L. As quatro faces de RH: analisando a performance da gestão de Recursos Humanos em empresas no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 4, 2010, p. 594-614.

534 palavras 3 páginas
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Organização e Planejamento de Recursos Humanos

Resumo do texto: TANURE, Betania; EVANS, Paul; CANÇADO, Vera L. As quatro faces de RH: analisando a performance da gestão de Recursos Humanos em empresas no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 4, 2010, p. 594-614.

O texto ‘As quatro faces de RH: analisando a performance da gestão de Recursos Humanos em empresas no Brasil’ começa revisando quais são as faces do RH mais utilizadas no mundo: a face do construtor, que edifica os fundamentos das funções de RH de maneira consistente; a do parceiro de mudanças, que busca o realinhamento da organização às estratégias e ao ambiente externo; e a face do navegador, que auxilia a organização em face das contradições e paradoxos inerentes no mundo globalizado. Pesquisas realizadas com 172 presidentes das 500 maiores empresas do Brasil apontaram que surgiu uma necessidade dessas empresas de adotarem uma quarta face, anterior a face do construtor, denominada ‘executor’. Visto isso, o artigo tenta analisar de que forma a GRH vem atuando em empresas brasileiras. O resultado da pesquisa respaldada por Tanure indicou que existem dois grandes segmentos na face do executor: o primeiro, responsável por tarefas legais e burocráticas, mais comum em pequenas empresas e representado pelo Departamento De Pessoal. No segundo encontram-se empresas que utilizam equipamentos de última geração, mas estão desalinhadas com os objetivos e estratégias da empresa. A empresa selecionada para a pesquisa foi a Brasilprev, do ramo financeiro, por questões de acessibilidade. Diversas técnicas foram utilizadas para coleta de dados e dados secundários foram obtidos através de relatórios, comunicação interna, jornais e etc. O modelo elaborado consistia em uma avaliação específica de cada uma das faces do RH, avaliando a qualidade dos serviços.

Relacionados