Análise da tese OS ERRANTES DO SAGRADO de Maristela Corrêa Borges

4673 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Resenha de dissertação

OS ERRANTES DO SAGRADO de Maristela Corrêa Borges

por
Ana Paula G. Gontijo de Oliveira

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina História Local e Regional: Metodologias e Ensino, no segundo semestre de 2011. Sob orientação do Professor Dr. Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior.

UBERLÂNDIA, ABRIL DE 2013
Identificação da obra
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O vôo da arara-azul – escritos sobre a vida, a cultura e a educação ambiental. Campinas: Armazém do Ipê, 2007. 196p.

Credenciais do autor
Carlos Rodrigues Brandão formou-se em Psicologia pela PUC-RJ e fez mestrado em Antropologia Social pela UnB. Doutorou-se em Ciências Sociais pela USP e é Livre-docente pela UNICAMP.
Atualmente é professor do quadro de docentes do doutorado em ambiente e sociedade do Nepam – Unicamp; professor pesquisador nacional sênior, com bolsa CAPES, com trabalhos sendo desenvolvidos no campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Nesta mesma universidade é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena e participa de projetos de pesquisa na região ribeirinha do médio São Francisco mineiro: Etnocartografias do São Francisco, financiado pelo CNPq; Beira Vida, Beira Rio, financiado pela FAPEMIG e Sujeito Agente – Pessoa Sertão: cultura popular e patrimônio cultural no Alto Médio São Francisco, todos eles vinculados também à Universidade Estadual de Montes Claros.
É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Há mais de quinze anos dedica-se ativamente ao ambientalismo e, de maneira especial, à educação ambiental. Em 2006 escreveu para o Programa dos Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, um livro com as idéias essenciais da proposta: Aqui é onde eu moro. Aqui nós vivemos – escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável.

Relacionados

  • Literatura
    77620 palavras | 311 páginas
  • Loucura: Uma Doença Que Legitima a Exclusão Social
    37364 palavras | 150 páginas
  • dfdsda
    198752 palavras | 796 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas