tadmeoria da adm

364 palavras 2 páginas
Taylor :
Para Teylor deveria haver intima e cordial cooperação entre administradores e funcionários, (bom relacionamento), as tarefas eram feitas no chão da fabrica.
Para colocar em pratica os princípios do método de pesquisa, eram feitos por tempos e movimentos, cronometravam os movimentos de cada funcionário, sendo aquele que confeccionava com mais rapidez e eficiência, assim seria padronizado. Eram divididas as tarefas e chamavam de unidades básicas de trabalho.
Propostas básicas: planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração , trouxeram recorrências sociais e culturais terminantes para a melhora das equipes no trabalho em grupo. Foi criador de um best seller a “Bíblia da Administração” foi sua principal obra reconhecida no mundo todo.
Fayol:
Frances formado em engenharia de minas, baseou sua a teoria clássica da administração no estudo da alta administração ( O comportamento dos gestores).
Fayol formulou a teoria clássica da administração e propõem que, com base em todos os processos de administração tem que ser feita de uma forma: planejamento, estratégia e organização, para melhor empenho na produção e transmitindo uma disposição aos colaboradores, motivando a equipe.
Fayol foi o primeiro pensador da gestão, considerado pai das ideias de organização, estrutura das funções nas empresas, estabelecendo a missão e visão da organização exigindo a máxima eficiência de cada setor e dos operários (hierarquia).
Principais verificações Teylor e Fayol para a administração:
No final do século XIX com evolução do transporte e ferrovias e a expansão da comunicação por via dos correios e telégrafos, o desenvolvimento das indústrias as organizações tornaram-se maiores, ficou evidente a necessidade de ter uma administração sistematizada e estruturada.
Surgimento clássico da administração, e dividido em duas partes:
Administração cientifica com Taylor:
Administração clássica com Fayol:
Taylor conhecido como o pai da Administração

Relacionados