metafora

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Metáfora

O termo fogo mantém seu sentido próprio - desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de matérias inflamáveis, como, por exemplo, o carvão - epossui sentidos figurados - fervor, paixão, excitação, sofrimento etc.
Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de formaliteral uma equivalência que é apenas figurada.
Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação desemelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e"transposição".
Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizerque um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador.

Metonímia é uma figura delinguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.

A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos:
A personificação (portuguêseuropeu) ou prosopopeia (português brasileiro) (ou prosopeia ou também propeia, no Brasil) é uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou açõespróprias dos seres humanos.1 2 3

Personificação pode ser descrito como uma figura de linguagem em que um objeto inanimado é personificado, ao atribuir características humanas e qualidades para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metáforas
  • Metáfora
  • Metafora
  • Metafora
  • Metafora
  • Metafora
  • Metâfora
  • Metáforas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!