tabseds

1709 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO – UNESC
THIAGO NASCIMENTO VERÍSSIMO

METROLOGIA

COLATINA
2014
THIAGO NASCIMENTO VERÍSSIMO

METROLOGIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário do Espirito Santo – UNESC, sob orientação do Professor Joilson Borghi, (da disciplina Metrologia, do curso de Engenharia Mecânica) como requisito para a obtenção de nota nos Trabalhos Específicos.

COLATINA
2014

SUMÁRIO

1. AUTOMAÇÃO CONTROLE DIMENSIONAL

1.1 Posição do Sistema de medição na cadeia de fabricação

O controle dimensional correspondente é realizado, em geral, na sala de metrologia do setor. Este procedimento, bastante demorado pode ser otimizado com um sistema como configurado. A máquina de medir por coordenadas seguir um programa de medição pré-estabelecido, e os resultados são levados máquina-ferramenta correspondente através da rede de comunicação. Esta etapa antecipa significativamente o início da fabricação, eleva a segurança das informações e permite realimentar automaticamente o comando numérico (CNC) com valores que aperfeiçoam a incerteza da fabricação. Esta técnica pode ser estendida a outras amostras durante a produção do lote, sendo, neste caso, a operação de medição efetuada em paralelo, mas com realimentação de informações para o processo.

1.2 Controle Final, Intermitente e contínuo

Com auxílio de instrumentos convencionais, é prática comum nos processos de fabricação não automatizados. Estes mesmos procedimentos podem ser integrados a um controle do processo, quando se passa a utilizar instrumentos modernos, isto é, com informação elétrica, que pode ser processada automaticamente e realimentar o processo.
Seja por um dispositivo de medição múltipla ou por instrumentos digitalizados que atendam uma, duas ou mais unidades de fabricação próximas, o controle dimensional de todas as peças produzidas, ou de amostras, permite manter o

Relacionados