pedreiro

Páginas: 2 (311 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Ponte Vasco da Gama
Impacto Ambiental sobre a Infraestrutura

Infraestrutura:
 


Durante a fase de construção foram ainda considerados outros descritores, tais como:
Hidrodinâmica,Qualidade dos sedimentos de fundo do rio,
Ictiofauna,
Herpetofauna
Arqueologia.

ConstruçãoA construção da Ponte Vasco da Gama, com 100 mil toneladas de aço e 730 mil metros cúbicos de betão,envolveu milhares de trabalhadores e custos na ordem dos 180 milhões de contos (897 836 214,7 euros).Desta verba, foram gastos 129 milhões (643 449 287,2 euros) na construção da obra propriamente dita, eos restantes 51 milhões (254 386 927,5 euros) em expropriações de terrenos, realojamento de pessoas eestudos de impacto ambiental. No total, a ponte tem um comprimento de 17,2 quilómetros, 12,3 dos quaisem tabuleiros suspensos sobre o rio Tejo.

Os impactos ambientais da Ponte Vasco da Gama
APonte Vasco da Gama localizada no Estuário do Tejo, atravessa 400 hectares das Salinas do Samouco, que constituem uma importante área de nidificação para algumas espécies protegidas tais corno oPerna-Longa (Himantopus himantopus), a Andorinha-do-Mar-Anã (Stern aíbifrons) e o Borrelho-de-Coleira-lnterrornpida (Charadrius alexandrinus).
O Projeto da sua construção foi sujeito a um EstudoPreliminar de Impacte Ambiental, de forma a se identificarem potenciais impactes negativos e garantir a sua minimização.
Esta obra foi acompanhada pela Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), formada porrepresentantes do Instituto do Ambiente, Câmaras Municipais, ONG Local e Nacional e Centro de Estudos e Monitorização Ambiental (CEMA) da responsabilidade da LUSOPONTE.
Uma das medidas minimizadorasao projeto, relacionou-se com a sua localização: a 4Km do limite sul da Reserva Natural do estuário do tejo (RNET), levou à ampliação da Zona de Proteção Especial (ZPE) do Estuário do Tejo (D.L.280/94 de 5 de Novembro), em 12.000ha. Esta medida procurou compensar os impactes ambientais associados à sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • Pedreiro
  • pedreiro
  • Os pedreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!