TABELA

Páginas: 11 (2560 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015

TABELA
PERIÓDICA



Nome: Lorran Fernandes
Turma: 103

Química Inorgânica
SUMÁRIO
1. História da Tabela Periódica ........................ pág. 5
2. Propriedades e Organização atual da Tabela Periódica ......................................................... pág. 11
3. Classificação dos elementos Químicos ...... pág. 13
4. Bibliografia .....................................................pág. 15















INTRODUÇÃO

A tabela periódica dos elementos químicos é uma ótima fonte de informação quando se deseja saber características sobre os elementos, como: verificar quais são metais, quais os mais densos, os mais pesados ou reativos.
Entretanto, a tabela periódica nem sempre foi assim, organizada e completa. Dispor os elementos obedecendo as suas semelhanças já foi motivo de muitadiscussão e estudo, e, embora a tabela atual seja mais eficiente, sua formação é derivada de tantas outras mais primitivas, como veremos no conteúdo à seguir.

















TABELA PERIÓDICA

A tabela periódica surgiu em razão da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum.
A Tabela Periódica atualmenteadotada no mundo inteiro segue padrões estabelecidos pela IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada), mas a elaboração essencial dela envolveu o trabalho de várias pessoas ao longo de muitos anos. Embora o químico russo Dmitri Mendeleev seja frequentemente citado como o inventor da Tabela Periódica, outros cientistas antes dele já vinham tentando elaborar um sistema declassificação dos elementos químicos.
A primeira descoberta científica de um elemento só aconteceu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo. Nos próximos 200 anos após essa descoberta, dezenas de outros elementos foram encontrados na natureza. Com isso surgiu a necessidade de organizá-los, e então os cientistas iniciaram a busca por propriedades que servissem como critério declassificação.

A primeira tentativa de organização foi feita no início do século XIX, pelo químico e físico inglês John Dalton. Nessa época, os valores aproximados das massas atômicas de alguns elementos já tinham sido estabelecidos.

Dalton listou os elementos conhecidos em ordem crescente de massas atômicas, descrevendo as propriedades de cada um e os compostos formados por eles. Entretanto,essa classificação não fazia sentido, já que deixava bastante afastados entre si elementos com propriedades muito semelhantes. Os próprios valores das massas atômicas eram duvidosos, pois foi Dalton mesmo quem os calculou baseado em dados imprecisos.
O cientista tomou o hidrogênio, que experimentalmente já havia sido verificado como o elemento mais leve conhecido, e atribuiu a ele um “peso nocionalrelativo” igual a 1. As massas dos demais elementos foram estabelecidas em relação ao hidrogênio, e esse método resultou em muitos erros.
Em 1829, foi a vez do químico alemão Johann Wolfgang Döbereiner dar sua contribuição à ciência. Döbereiner analisou os elementos cálcio, estrôncio e bário, e percebeu que a massa do átomo de estrôncio correspondia, aproximadamente, à média dos valores das massasatômicas do cálcio e do bário. Observou também que essa relação também se dava em outra tríades, como enxofre, selênio, telúrio e, cloro, bromo, iodo.
Döbereiner foi o primeiro cientista a relacionar os elementos químicos conhecidos com base em um determinado critério, entretanto, suas observações não foram tidas como relevantes pela comunidade científica da época. Uma das falhas do seu método éque muitos metais não podiam ser agrupados em tríades.
Mais tarde, em 1862, o geólogo francês Alexandre Chancourtois propôs o modelo que ficou conhecido como parafuso telúrico. Em uma espiral desenhada na face externa de um cilindro ele organizou os elementos químicos em ordem crescente de massas atômicas. O cilindro era dividido por linhas verticais em 16 faixas, de modo que os elementos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As tabelas
  • Tabela
  • tabela
  • tabelas
  • Tabela
  • TABELA
  • tabela
  • Tabela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!