Tabel honorarios SENGE 2012

6377 palavras 26 páginas
TABELAS DE
HONORÁRIOS
PROFISSIONAIS

Apresentação
O presente trabalho tem como objetivo de fornecer aos profissionais representados pelo SENGE, bem como seus clientes contratantes de serviços, subsídios básicos que possibilitem a elaboração de orçamentos condizentes com os custos inerentes aos trabalhos de desenvolvimento de estudos e projetos de engenharia. Foi elaborado considerando a premissa básica de viabilizar a execução dos serviços, segundo a boa prática do setor, com a manutenção das condições técnicas e de atualização tecnológica.
Ressalta-se que a produtividade dos profissionais, integrantes de uma determinada equipe de trabalho, depende da capacitação e do conhecimento de cada indivíduo e da eficiente sinergia da equipe alocada. Por outro lado, num orçamento criterioso, é indispensável um adequado dimensionamento não só dos custos diretos, mas também dos benefícios e despesas indiretas (BDI), o que está relacionado ao tipo de serviço, à conjuntura econômica e às condições de cada região.
Assim, o presente trabalho objetiva tão somente estabelecer parâmetros para definição de honorários a partir de um valor de referência adequado à realidade do mercado. Trata-se, portanto, de um referencial básico para os preços mínimos a serem praticados na prestação de serviços de engenharia, cabendo ao profissional fixar os seus preços, de acordo com a sua experiência e conhecimento da suas condições de trabalho.
Tendo em vista a grande variedade de tipos de serviços envolvidos, é fundamental ressaltar a importância do autor do orçamento ter em mãos o escopo detalhado do trabalho a ser executado, incluindo todas as atividades que serão desenvolvidas, produtos que serão entregues e prazos para a conclusão.

Atenciosamente
Engenheiro Civil Ubiratan Félix Pereira dos Santos
Presidente do SINDICATO DOS ENGENHEIROS DA BAHIA

Gestão Compromisso com a Engenharia e o Brasil 2011-2013
Presidente
Vice Presidente
Secretário Geral
Tesoureiro
Diretora de Comunicação
Diretor de

Relacionados