T12 0480 2564

7507 palavras 31 páginas
8 e 9 de junho de 2012
ISSN 1984-9354

CULTURA E VALORES
ORGANIZACIONAIS COMO
FERRAMENTAS DE MUDANÇA ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA
DE ENERGIA
Paulo Rogério Pereira Peixoto Me.
(UFF - Universidade Federal Fluminense)
Ana Lúcia Torres Seroa da Motta, PhD.
(UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo
O presente estudo aborda aspectos do processo de mudança na cultura organizacional de uma empresa brasileira de grande porte do ramo de energia. Frente a um cenário de crescente conscientização da sociedade com relação às questões sócio-ambbientais, a empresa realizou uma revisão dos valores organizacionais declarados buscando influenciar o desenvolvimento de sua cultura corporativa. O estudo de cultura organizacional e valores organizacionais como formas de mudança organizacional vem ganhando relevância nas empresas, porém, apesar do grande número de trabalhos publicados, ainda é uma área em construção. Uma metodologia bibliométrica foi utilizada para enriquecer a revisão da literatura sobre os temas e aumentar a possibilidade de se trabalhar com um referencial que contemple o estado da arte. A revisão da literatura foi elaborada a partir de fontes públicas nacionais e internacionais, tais como portal de periódicos, artigos publicados em anais de congressos, livros, dissertações e teses.
Procurou-se investigar os principais conceitos ligados aos temas do artigo garantindo uma base científica consistente. A partir do referencial teórico foram desenvolvidas reflexões com relação à construção de uma nova identidade organizacional.
Palavras-chaves: Cultura organizacional. Valores organizacionais.
Mudança organizacional.

VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
8 e 9 de junho de 2012

1. INTRODUÇÃO

1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

Ter empregados alinhados com a estratégia e valores corporativos se tornou um desafio para setores diversos das empresas. Em um mundo em constante transformação, organizações que se adaptam às mudanças se tornam mais competitivas frente à

Relacionados

  • numero da onu
    43045 palavras | 173 páginas
  • Teste
    242111 palavras | 969 páginas
  • Transporte de produto perigoso
    256835 palavras | 1028 páginas