T063

Páginas: 18 (4486 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
LEITURA NA UNIVERSIDADE : RESULTADOS PRELIMINARES DE UM ESTUDO
Ana Esmeralda Carelli
(carellia@uel.br)

Linete Bartalo
(bartalo@zipmail.com.br)

Vilma Aparecida Gimenes da Cruz
(bcentral@uel.br)

Anael Cristina Assis da Silva
(anael26@zipmail.com.br)-bolsista/UEL

Nilza Maria de Souza Cordeiro
Bolsista/UEL

Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Ciências da Informação/CECA
CampusUniversitario - Caixa Postal 6001-fax(0xx43)371-4074
CEP-86051-970
Londrina-Pr. Brasil


RESUMO: Considerando o comportamento de leitura como mediador para a ocorrência de novas aprendizagens e consequentemente ser ele imprescindível para a formação universitária, foi realizada uma pesquisa com 25 alunos da segunda série do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina, sendo 10 doturno matutino e 15 do noturno, com o objetivo de estabelecer um programa de leitura voltado às necessidades do curso. Os presentes resultados referem-se a um aspecto da pesquisa onde caracterizou-se o comportamento e as atitudes de leitura dos sujeitos. Foram aplicados dois instrumentos em 1998, tendo sido respetida a aplicação em 1999. O primeiro instrumento, proposto por Silva e Maher (1983),investigou as atitudes de leitura dos sujeitos quanto aos seguintes aspectos: leitura/aprendizagem, sentimentos afetivos frente à leitura e leitura e lazer. O segundo instrumento caracterizou o comportamento de leitura quanto aos fatores que influenciam a freqüência à Biblioteca, auto avaliação como leitor, significados sobre leitura, estratégias de leitura face aos textos escolares, dificuldades nasleituras de textos escolares, percepção quanto à eficiência de estratégias de estudo e dificuldades no curso. As atitudes de leitura dos alunos sofreram modificações positivas quando comparadas a primeira aplicação (1998) e a segunda (1999), principalmente em relação aos sentimentos afetivos frente à leitura. Quanto à caracterização do comportamento de leitura, a finalidade principal defreqüência à Biblioteca, tanto em 1998 como em 1999 foi buscar material para trabalhos acadêmicos. A autopercepção como leitores mudou de ocasional em 1998 para crítico e assíduo em 1999, sendo que atribuíram à leitura em ambos os anos o significado de um meio de instrução. A maioria dos sujeitos sentia dificuldades nas leituras dos textos técnico-científicos tanto em 1998 como em 1999, sendo freqüente em1998 e ocasional em 1999. A falta de tempo para estudar foi a dificuldade no curso apontada pela maioria dos sujeitos tanto em 1998 como em 1999, com uma leve diminuição na freqüência em 1999.

PALAVRAS CHAVES: Leitura // Universidade // Programa de leitura.




1. INTRODUÇÃO


A inseparabilidade dos comportamentos de ler e estudar deve ser levada em consideração, quando se aborda o processo deaprendizagem formal. Ao analisar a interdependência desses comportamentos, Marini (1986, p.50), lembra que no nível superior, "estudar é uma exigência que demanda porção significativa de leitura independente". Nesse mesmo sentido, Oliveira (1993) alerta que o aluno já deveria apresentar comportamento de um bom leitor, ao entrar para a Universidade, pois a leitura constitui-se em um dos elementosfundamentais na metodologia de estudo ao longo do 3º grau.
A leitura pode ser compreendida como um processo complexo que se inicia e se desenvolve, ao longo da vida do indivíduo, sendo em nossa cultura, predominantemente, aprendida na escola, em função das experiências criadas nos contextos formais de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, entre outros, Sampaio (1982), Carelli (1992), Molina, (1992),consideram que a aprendizagem da leitura se faz presente em todos os níveis de ensino. Quanto ao nível escolar, onde o ensino deva ser enfatizado, na literatura consultada se identificou diferentes ênfases, Molina (1992) sugere que essa ênfase deve ocorrer já na escola maternal, enquanto para Sampaio (1982, p. i) “caberia à Universidade, como agência formadora de profissionais que deverão ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!