SÍNTESE DA HISTÓRIA DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE E A ATUAL CRISE DE PARADIGMAS, RELACIONANDO CATEGORIAS DESSE PENSAMENTO

4468 palavras 18 páginas
1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma síntese do primeiro capítulo do livro de Afonso Celso Scocuglia, cujo título é a História das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. Esta é a quarta edição com prefácio de Moacir Gadotti.
A primeira parte aborda a história das ideias de Paulo Freire, contemplando: educação, desenvolvimento e conscientização, incluindo subseções como contexto histórico-cultural, desenvolvimento nacional e democracia, educação, conscientização e liberdade, síntese do primeiro Paulo Freire. A seção seguinte apresenta uma das mais valiosas obras de Freire, Pedagogia do Oprimido, que inclui nos seus escritos, especificamente, o oprimido e sua Pedagogia, educação, ação cultural e consciência de classe, a produção, o trabalho e a revolução como contextos educativos.
Aborda ainda o político pedagógico como eixo central, inseparabilidade e especificidade política e pedagogia na formação do educador e movimentos sociais, partidos, educação e, por final, uma síntese do pensamento de Paulo Freire. Este é o foco central da primeira parte deste ensaio.
Em seguida, aborda-se a segunda parte deste ensaio, que objetiva expor o objeto de pesquisa e pontuar as reflexões contidas no pensamento de Freire. É mister enfatizar que apresentaremos conclusões finais que veiculam reflexões e juízo de valor acerca dessa leitura.
Pretendemos neste diálogo abordar em síntese, a análise que Celso Scocuglia faz do pensamento freiriano, dentro de um processo histórico da vida e obra de Paulo Freire. Enfatiza o entendimento das relações postas ao longo do desenvolvimento e das mudanças do pensamento do autor. Os escritos expressam as mudanças qualitativas do discurso freiriano nas categorias conscientização, ao diálogo e à ação cultural. É mister destacar que essa análise centra-se nos escritos do final dos anos cinqüenta e percorre o itinerário intelectual das décadas 1980 a 1990.
O princípio desta comunicação é relatar, com base em

Relacionados