Swebok, Ciclos de Vida, ISO12207

7676 palavras 31 páginas
1. Swebok - Software Engeenering Body of Knowledge

O SWEBOK é um guia de uso e aplicação das melhores práticas de Engenharia de Software, informado, sensato e razoável. Ele foi desenvolvido com conhecimentos recolhidos no período de 4 décadas e revisado por inúmeros profissionais de diversos países envolvidos com a Engenharia de Software. Seu principal objetivo foi estabelecer um conjunto apropriado de critérios e normas para a prática profissional da Engenharia de Software. Neste guia, a Engenharia de Software foi dividida em 10 áreas de conhecimentos, também conhecidas por KAs (Knowledge Areas), que serão descritas na sequencia (SWEBOK, 2004).
1.1. História

Em 1958, John Tukey, o estatístico de renome mundial, cunhou o termo software. O termo "Engenharia de Software" foi utilizado no titulo de uma conferencia da Otan, realizada na Alemanha em 1968. Em 1972, a IEEE Computer Society publica pela primeira vez seu relatório sobre Engenharia de Software. Em 1976 foi fundada uma comissão dentro da IEEE Computer Society com a incumbência de desenvolver padrões de engenharia de software.
A primeira visão geral sobre Engenharia de Software a sair da IEEE Computer Society resultou de um esforço liderado por Fletcher Buckley, no padrão IEEE 730 que versava sobre garantia de qualidade de software e que foi concluído em 1979. O propósito do padrão IEEE 730 era fornecer requisitos mínimos de uniformidade para a preparação e conteúdo do planejamento de software. Esta norma influenciou o desenvolvimento e conclusão de outros temas: gerenciamento de configuração, teste de software, requisitos de software, design de software, verificação e validação de software.
No período de 1981-1985, a IEEE Computer Society realizou uma serie de oficinas sobre a aplicação de padrões de engenharia de software. Nessas oficinas, profissionais envolvidos compartilhavam suas experiências com as atuais normas. Também se realizavam nessas oficinas sessões onde eram discutidos os rumos para

Relacionados

  • PIM III - SEMESTRE
    13685 palavras | 55 páginas
  • PIM IV
    17908 palavras | 72 páginas