engenharia civil

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Mesmo com tanta proteção, as florestas têm sido largamente destruídas para o avanço da pecuária, agricultura, construção de usinas, rodovias e expansão das cidades, o uso da madeira e outros. Asmatas ciliares são tipos de formações florestais ocorrentes às margens dos cursos de água e estão sendo suprimidas por muitos proprietários de áreas rurais, e estão degradando suas áreas que deveriamestar voltadas à preservação, para dentre outros, realizarem a produção florestal, substituindo a vegetação nativa para árvores de alto valor comercial.

Os métodos que buscam proteger as florestas nãosão suficientes para conter as destruições causadas pelas atividades exploradas, tais como pecuária, agricultura, construção de usinas, rodovias, uso da madeira, etc. Áreas que poderiam serpreservadas estão sendo eliminadas por detentores de áreas rurais, realizando produção florestal, onde a vegetação nativa se voltou para árvores de elevado valor econômico.

O termo mata/floresta ciliar temsido amplamente usado para designar de uma forma genérica e popular todos os tipos de formações florestais ocorrentes às margens dos cursos d’água, independente do regime de elevação do rio ou dolençol freático e do tipo de vegetação de interflúvio

O conceito mata/floresta ciliar vem sendo utilizado de forma geral e comum como formação florestal que ocorre ás margens dos cursos dos rios, nãodepende do rio subir ou do lençol freático e da espécie de vegetação interflúvio.

A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro dorio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo hídrico.O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva. A mata ciliar possui grande importância na manutenção de boa qualidade da água, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!