svcdzvc

495 palavras 2 páginas
Diagrama de massas ou diagrama de brückner
Definição
- Compreende a visualização gráfica da movimentação da terra longitudinal e lateral ao longo da diretriz da rodovia, facilitando a elaboração do projeto de terraplenagem.
- Existem várias maneiras de se executar a distribuição de terras numa terraplenagem. O método mais utilizado para a estimativa das distâncias médias de transporte entre trechos compensados é o método do DIAGRAMA DE BRÜCKNER.
-O princípio fundamental do diagrama de Brückner é que a ordenada de um ponto qualquer do diagrama, representa a soma algébrica dos volumes acumulados, desde a origem até este ponto, considerando os volumes de corte positivos e os volumes de aterros negativos.
- A tabela com os volumes acumulados servirá de base para a construção do diagrama, após calcular as áreas das seções transversais e os volumes entre as seções prismáticas. Construção do diagrama
1. inicialmente, calcula-se as chamadas ordenadas de Brückner, as quais correspondem aos volumes de cortes (+) e aterros (-), acumulados sucessivamente, sendo o somatório dos volumes feito a partir de uma ordenada inicial arbitrária.
2. No caso de seções mistas, o valor da ordenada a compor o diagrama é obtido por meio da diferença entre os volumes de corte e aterro, considerados.

Propriedades do diagrama de massas:
1. O diagrama de massas não é um perfil e não tem nenhuma relação com a topografia do terreno.
2. Entre dois pontos de interseção consecutivos do diagrama com a linha de terra ou uma linha paralela a esta, os volumes de corte e aterro se compensam.
3. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de corte (ou predominância de cortes em seções mistas).
4. Todo trecho descendente do diagrama corresponde de aterros de aterros (ou predominância de aterros em seções mistas).
5. A diferença de ordenadas entre dois pontos do diagrama mede o volume de terra entre esses pontos
6. Os pontos extremos do diagrama correspondem aos pontos de

Relacionados